29 de maio de 2009

Padre preso por "Obama". Chocado!


Perseguido pela justiça

[Norman Weslin é o nome do padre que foi preso por protestar contra o prémio que o "Obamaborto" - como chama Wagner o presidente dos EUA - ganhou duma universidade católica. Representamos, nós católicos pró-vida - como se fosse possível haver católicos pró-aborto -, esse padre e queremos dar apoio à sua atitude. "Você é louco? Apoiando um criminoso?" Eu quero aprovar mil vezes o Pe. Norman Weslin do que apoiar esse presidente medíocre que é Barack Obama, financiador do assassinato de inocentes. Deus tenha misericórdia de todos, inclusive do Pe. Norman.]

Protesto contra Obamaborto dá cadeia


Um padre foi preso na companhia de 18 pessoas nos Estados Unidos, na última semana, por protestar contra uma homenagem ao presidente Obamaborto em uma universidade católica. Padre Norman Weslin representava mais de 100.000 pessoas de diversas nacionalidades que se manifestaram, por meio de abaixo-assinado, contrárias a recepção que a academia americana de Notre Dame faria ao extremista pró-aborto que governa o país.

A “PUC” americana perdeu 13 milhões de dólares em doações retidas por causa da homenagem a Obamaborto.





"Parte-se-me o coração"

"Nunca visto na história dos Estados Unidos"

"Só posso chorar pelo país"


Atam-lhe as mãos:


Cai no chão e reza à Virgem Maria.


O sacerdote exorta os policiais a pensarem: “vocês estão prendendo um sacerdote católico por tentar salvar a vida de uma criança?! Pensem! Não percebem que estão raciocinando ao contrário?”

Alan Keyes



Outras detenções:








notícia aqui
e aqui

Seis seminaristas recebem Leitorado

Este domingo, na Igreja do Seminário Conciliar S. Pedro S. Paulo, pelas 19h30, serão instituídos leitores seis seminaristas. Os candidatos ao leitorado são provenientes de vários concelhos da Arquidiocese: Adão Almeida (Guardizela – Guimarães), António Poças (Forjães – Esposende), Feliciano Oliveira (Joane – Vila Nova de Famalicão), Francisco Oliveira (Gandarela – Guimarães), Nuno Vilas Boas (Gandra – Esposende), Vítor Araújo (S. Martinho do Vale – Vila Nova de Famalicão). Esta chamada ao leitorado surge no contexto da formação dos seminaristas, de modo a assumirem de uma forma mais concreta a responsabilidade e o serviço de anunciarem a Palavra de Deus.

28 de maio de 2009

Novidade fora de horas

Deixo uma novidade fora de horas: a Isabel Figueira escreveu a segunda crónica no Correio do Minho.

Como demorou tanto tempo entre a primeira e a segunda pensei que sairia um texto de classe mas afinal...

Ainda chegeui a pensar que os responsáveis do jornal tivessem interrompido a colaboração da "colonista" mas afinal...

"Nada de novo debaixo do sol".

Somos um bando de anjinhos!

Já não é a primeira vez, nem será a última com certeza, que chego à conclusão que somos um bando de anjinhos! Por norma, esta nossa “virtude” revela-se mais vivaça em contactos com estrangeiros. Explico: o que é que fomos (claro que não fomos nós em sentido literal) quando o Tribunal da Relação de Guimarães decide a “entrega imediata” da menina Alexandra à mãe biológica russa? Pois, desta forma, não me ocorre outra expressão melhor que “anjinhos”!
Que me desculpe a senhora Natália Zarubina, que tenho ouvido falar nestes últimos dias e muito, mas as acusações que faz à família Pinheiro, casal que teve ao seu cuidado a menina Alexandra, entre os 17 meses e os seis anos, são graves e nada aconselhadas a uma “mãe”!
É que essa senhora, mãe biológica, nem a virtude da gratidão consegue manifestar a quem lhe criou e educou a filha. Eles, a família Pinheiro foram pais da Alexandra, foram e são ainda porque amaram e amam a menina. O mesmo não sei se se poderá dizer da senhora Zarubina. Aliás, nestes anos em que a Alexandra esteve com a família Pinheiro onde andou Natália?
Só espero que essas acusações graves, repito, que lançou sobre o casal português não façam parte de um qualquer plano maquiavélico!
Esta nova e triste “novela” (depois de outras como Madeline e Esmeralda) vem demonstrar uma vez mais o quão anjinhos somos todos nós! Parecemos mesmo um país de “anjolas”!
É inadmissível que se tenha dado a guarda da criança à mãe biológica e se esteja agora a verificar, poucos dias depois disso, a ausência de condições desta para ter a menina. Não houve aqui um tempo de transição porquê?
E mais: a verificar-se a ausência de condições é muito improvável que a Alexandra não possa de novo estar com a família afectiva portuguesa porque a lei russa inviabiliza a entrega de crianças a estrangeiros, excepto quando não existem candidatos russos à sua adopção.
Moralidade: a justiça portuguesa não soube acautelar um eventual desenvolvimento negativo da relação entre a criança e a mãe porque qualquer contacto entre a menina e o casal português só acontecerá por boa vontade das autoridades russas ou de quem tiver a sua tutela, seja quem for.
Uma vergonha!

26 de maio de 2009

Cristãos devem limpar sinais de corrupção do mundo




Vigário geral na peregrinação à Senhora do Pilar

O cónego José Paulo Abreu desafiou os cristãos do arciprestado da Póvoa de Lanhoso a trabalhar na transformação do mundo actual, concretamente limpando dele todos os «sinais de corrupção, falta de verdade e de egoísmo». Na homilia da peregrinação arciprestal ao santuário de Nossa Senhora do Pilar, o vigário geral da Arquidiocese desafiou ainda os milhares de pessoas presentes a não esquecerem a oração do rosário que é a devoção do amor a Nossa Senhora.
Na Eucaristia, concelebrada por uma dezena de párocos, no anfiteatro natural situado junto ao templo mariano, o capitular que presidiu à celebração começou por dar conta da festa litúrgica da Ascensão que «convida a olhar para o Céu, onde está o Filho, juntamente com Deus Pai e com Nossa Senhora». «Ela, no céu, é medianeira de todas as graças e intercessora», afirmou, exortando a que todos os cristãos «coloquem junto de Deus as suas intenções, por meio das mãos de Nossa Senhora».
A festa da Ascensão representa a «entronização de Jesus», fazendo-o «Senhor de tudo, à direita do Pai» mas, permite igualmente contemplar a figura de Nossa Senhora que também teve a honra de ser elevada ao Céu, como recompensa da sua vida cheia de graça e cheia de Deus. Na sua vida terrena, Maria foi «perfeita no amor».
Com veemência, o cónego José Paulo Abreu distinguiu duas formas de as pessoas se situarem perante a vida. Por um lado, «podemos escolher viver nas trevas, com atitudes de ódio, inveja e egoísmo, e estamos, assim, a preparar o inferno». Todavia, «temos também a possibilidade de vivermos na luz, com atitudes de amor, de serviço, de solidariedade e de respeito», afirmou o presidente da celebração, ressalvando que «assim se prepara o Céu».
Mediante a liturgia da Palavra, o vigário geral ainda ressalvou o desafio constantemente colocado aos cristãos e que tem a ver com a construção do Reino de Deus no mundo. «É preciso lutar contra os demónios e expulsar as serpentes ou seja, é urgente combater o mal do mundo e lutar contra as tentações». O capitular elencou de seguida que «o combate ao mal faz-se lutando contra toda a corrupção, o egoísmo e a falta de verdade».
A terminar a reflexão, o sacerdote pediu que os cristãos não esqueçam a devoção do rosário ou do terço. «Como em momentos vários da vida usamos flores para significar a nossa estima e o nosso amor a alguém – elencou o nascimento, as diversas festas, o casamento e até a morte – não podemos esquecer de dar rosas a Nossa Senhora», disse. «Cada ‘Ave Maria’ que rezamos é uma rosa que depomos junto de Nossa Senhora», finalizou.
A peregrinação arciprestal à Senhora do Pilar, apesar de alguma chuva que foi caindo, juntou milhares de pessoas. As paróquias povoenses aderiram ao apelo lançado pelos párocos e fizeram-se representar com estandartes, bandeiras e cruzes paroquias. De realçar a presença de muitos movimentos de apostolado mas, também, de muitas associações e instituições civis, desde logo a Câmara Municipal, com Manuel Baptista a incorporar a peregrinação até ao alto do monte.

24 de maio de 2009

"Directa com Deus" cativou 700 jovens





Jovens responderam em massa
e “aguentaram” até ao Sameiro

Cerca de 700 jovens responderam ao apelo lançado pelo Grupo Peregrinos que organizou e promoveu anteontem à noite a III edição da Noite UP’S – Upa para o Sameiro. Os participantes deram, desta forma, uma resposta cabal ao mote “Será que aguentas?”, que serviu de tema geral desta peregrinação nocturna, superando os objectivos da organização.
As principais ruas da cidade de Braga ganharam nova e diferente vida. Segundo afirmou Paulo Barbosa ao Diário do Minho, depois de lançado o desafio, que se trata de uma «proposta cristã radicalmente diferente», os participantes «mostram-se à altura», havendo, durante a noite, «tempo para pensar, reflectir, rir e ser-se surpreendido».
A noite iniciou-se com a apresentação dos diferentes grupos presentes, desde Lisboa aos do Norte do país. Alguns temas paulinos foram dramatizados com pormenor, não faltando sequer os cavalos nas passagens retratadas na Escritura relativas ao Apóstolo. S. Paulo esteve ainda numa apresentação “em directo” com os jovens a pressagiar o quão proveitosa poderia ser o início de uma caminhada sem dormir.
Depois da abertura, D. Jorge Ortiga presidiu à Eucaristia na igreja de Tibães, que foi concelebrada pelos padres dos vários movimentos implicados na organização da iniciativa. O coro da missa de Finalistas animou a celebração.
Nas ruas a caminho do centro da cidade, os grupos de Jovens em Caminhada brindaram os presentes com alegorias referentes à temática paulina, desde a sua conversão – ou experiência a caminho de Damasco – até às dificuldades que sentiu em evangelizar os não crentes.
Já com a noite longa, o Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo acolheu os participantes, na única igreja da arquidiocese dedicada a S. Paulo, que foi palco de várias manifestações religiosas pensadas para jovens e levadas a cabo pelos Jovens Sem Fronteiras.
Por volta da 05h00, o Parque da Ponte de S. João, preparado a rigor pelos jovens de S. Mamede d’ Este, acolheu o momento “Blog do Paulo” que foi um dos muitos momentos em que os participantes tiveram um papel activo na noite.
Na Rodovia, o jesuíta João de Brito lançou os pontos de oração que auxiliaram os peregrinos a encararem com fé, o trajecto seguinte que levou até ao Bom Jesus do Monte.
Já no alto do Sameiro, ao romper do dia, e “quando as pilhas teimavam em apagar-se”, os jovens ainda encontraram força interior para um encontro com Nossa Senhora.
Segundo uma das peregrinas, «o mote “Será que aguentas?” numa “directa com Deus” é uma questão fulcral para grande parte dos participantes, pois muitas vezes duvidámos de nós mesmos, da nossa fé, e, só quando colocados à prova, é que vamos descobrindo até onde vamos, o que somos e o que podemos ser».
Paulo Barbosa, um dos pioneiros na organização desta iniciativa, salientou o modo ordeiro e correcto que decorreu a peregrinação, apesar de um ligeiro atraso. Passada que está a Noite UP’S, o Grupo de Peregrinos, agradecendo o apoio e a participação de todos, deixou já o convite para as próximas actividades, concretamente o Hi-God. Será que os mesmos vão responder?

23 de maio de 2009

Confio na Mãe




Eu te amo minha Mãe
Sou teu filho muito amado
A Ti entrego neste dia
Meu coração confiado.

Eu te amo minha Mãe
Sou teu filho pequenino
Toma-me em tuas mãos
Afaga-me com carinho.

inédito JAC

Moment of peace!




Formidável! Lembro-me de "Caminhos da Luz" que representamos há uns anos no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, em Braga. O final apoteótico na belíssima igreja de S. Paulo, com esta música... lindo!

Partilho

Novo livro de Silva Lima é só «aparentemente» um manual


“Fazei Vós, também” apresentado ontem em Braga

O mais recente livro de José da Silva Lima é só «aparentemente» um livro para estudantes de teologia, destinado a alunos que estão a fazer o percurso académico para serem sacerdotes e clérigos. Esta foi a primeira afirmação de José Luis Corzo Toral, do Instituto Pastoral de Madrid, proferida ontem à tarde, em Braga, na sessão de apresentação de “Teologia Prática Fundamental. Fazei Vós, também”, da autoria daquele docente da Faculdade de Teologia de Braga.
Perante uma plateia de amigos e familiares do autor e de docentes e alunos da Universidade Católica, com destaque para a presença de D. Jorge Ortiga e D. Eurico Nogueira, o docente espanhol salientou a criatividade do autor, num «esplêndido livro» que vai contra todos os «costumes deste tipo de manuais» e desenvolve a temática da teologia prática com «absoluta originalidade».
Corzo Toral acentuou que a originalidade de Silva Lima começa logo pelo modo como abre o livro, com um capítulo dedicado à Eucaristia, que é a primeira acção da Igreja que a constitui e configura.
Mas a criatividade manifestada no decurso do volumoso livro de Silva Lima revela-se noutros pontos que Corzo Toral – que esteve no júri das Provas de Agregação a que o autor se submeteu recentemente na Faculdade de Teologia – apontou aos presentes. «Ao autor não falta imaginação criativa, nem qualidade narrativa nem qualidades de escritor», afirmou. Essa criatividade é compaginada com os textos bíblicos (de onde retirou o subtítulo do livro) e com a história lusitana, concretamente no capítulo dedicado a São Martinho de Dume e ao Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires. A utilização de imagens da Igreja, incluídas no Novo Testamento, o aprofundamento do Concílio Vaticano II, em especial a Constituição Dogmática “Gaudium et Spes”, e ainda as ideias e chaves pastorais de João Paulo II são factores que contribuem para a originalidade do livro ontem apresentado.
Numa sessão marcada pela leitura de alguns trechos do próprio livro, Corzo Toral destacou também que a obra de Silva Lima está aberta não só à leitura por parte de futuros padres, mas também à dos cristãos comprometidos ou dos que têm interesses culturais e religiosos.
Além do mais, “Fazei Vós, também” é, segundo o docente espanhol, um «livro muito oportuno para os bispos», chegando, em alguns momentos, a ser «um manual do ministério episcopal».

Colecção enriquecida
com escritos
de docentes de Braga
Antes da apresentação, João Duque manifestou a alegria da Faculdade de Teologia por mais um docente do núcleo de Braga contribuir para a Colecção de Estudos Teológicos da Universidade Católica. O director adjunto da Faculdade de Teologia referiu que o livro de Silva Lima é a quinta participação de docentes de Braga nessa colecção.

22 de maio de 2009

Princípio da subsidiariedade impõe respeito pelas instituições sociais


Jornadas Teológicas encerram com críticas ao executivo de Sócrates


O padre Lino Maia exigiu ontem à noite, em Braga, que o Estado português respeite o princípio da subsidiariedade, concretamente em relação ao trabalho desenvolvido pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O presidente da Confederação Nacional das IPSS falava no encerramento das XXI Jornadas Teológicas de Braga, que debateram a relação Igreja-Estado.
«O Estado tem o poder e pensa que, com isso, tem o saber e o dever», afirmou Lino Maia, denunciando «muitos atropelos» que o executivo de José Sócrates tem tido em relação ao papel e trabalho das IPSS, particularmente das que estão ligadas à Igreja Católica. Com esta atitude, de desrespeito e de não cumprimento do princípio da subsidiariedade, o Estado desincentiva o voluntariado e a própria cidadania, que busca a construção da causa comum, defendeu aquele responsável.
Numa comunicação em que apresentou dados recentes sobre o trabalho das IPSS, o padre portuense começou por destacar a questão dos ATL’s e do prolongamento do horário escolar, que foi um dos pontos em que o Estado português manifestou desrespeito ao princípio da subsidiariedade e ao papel e trabalho das instituições sociais.
Em relação a números, o padre Lino Maia revelou que em Portugal existem 4963 IPSS, embora perto de mil não desenvolvam qualquer tipo de acção. Das cerca de quatro mil com trabalho e provas dadas, o responsável disse que cera de 8 por cento dos números nacionais estão localizadas na região de Braga. Concretizando mais os dados, referiu ainda que 41 por cento das instituições existentes em território luso têm erecção canónica, e outras há que não a tendo também estão ligadas à Igreja Católica.
Além disso, o presidente da CNIS ressalvou que as estas instituições são em muitas regiões do país as maiores entidades empregadores contribuindo de forma visível para o desenvolvimento económico e social.
Diante de uma plateia constituída por alunos e docentes da Universidade Católica Portuguesa – com a presença de D. Jorge Ortiga e D. Eurico Nogueira –, o padre Lino Maia afirmou que «quase todos os portugueses estão de alguma forma tocados por estas instituições» e, ao todo, as IPSS englobam um universo de cerca de 600 mil utentes.
Destacando o papel da Igreja na área social como um sinal eloquente, o responsável também defendeu que não se exige nem se percebe a construção de um centro social em qualquer parte.
Lino Maia frisou também a necessidade de apostar na qualidade do serviço desta instituições sociais, que por viverem muito à custa do voluntariado não se podem alhear dessa questão.
O presidente da Confederação Nacional das IPSS não terminou a sua intervenção sem pedir que seja definido um «quadro de direitos sociais» e que seja estabelecido o princípio da complementaridade entre o serviço público, privado lucrativo e privado sem fins lucrativos ao nível das IPSS.

Professores de EMRC são discriminados
O último dia das XXI Jornadas Teológicas foi preenchido com uma mesa redonda subordinada ao tema “Missão da Igreja na sociedade: que futuro?”. Além do padre Lino Maio e de João Duque, que moderou o debate, também participaram João Ferraz, membro do Secretariado Nacional de Educação Cristã, e André Folque, da Comissão Nacional para a Liberdade Religiosa, que defendeu que já vai sendo tempo de o Estado regulamentar a nova Concordata.
Já João Ferraz falou sobre as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e teceu críticas em relação a alguma discriminação a que os docentes da disciplina são votados em algumas escolas.
Essa discriminação manifesta-se essencialmente na negação dada ao professor de EMRC em poder orientar “Direcção de Turma”, “Estudo Acompanhado” e também “Área de Projecto”. Ressalvando o fundo jurídico da leccionação da disciplina, expresso na Concordata de 2004, o docente denunciou ainda discrepâncias no cumprimento da lei por parte de algumas direcções regionais do Ministério da Educação. «A Direcção Regional do Centro tem maneiras de analisar a lei e de a executar, que são diferentes das maneiras que utiliza a Direcção Regional do Norte», afirmou.
João Ferraz apelou a que a Igreja, «se quer continuar a estar de livre direito na escola», aposte na formação e na profissionalização dos docentes de EMRC.
O presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia, Duarte Gonçalves, encerrou as Jornadas com a leitura de algumas conclusões. Esta iniciativa, que já vai na vigésima primeira edição, também é da responsabilidade da “Cenáculo”, a Revista dos Alunos daquela Faculdade.

21 de maio de 2009

Maria, Mãe de Deus




Virgem santa gloriosa
De todas a mais formosa
Entre as mulheres da terra.

Ó santa Mãe de ternura
Imaculada e pura
Nosso canto a Ti se eleva.

No teu ventre, Jesus recebeste
E ao mundo apareceste
Como excelsa Mãe de Deus.

Nesta vida, caminhantes,
Atentos e vigilantes,
Conduz-nos até aos Céus.

Ó Maria Mãe de Deus
Abençoa os filhos teus
Te pedimos nesta hora.

E no fim da nossa vida
Senhora amada e querida
Vamos a Ti sem demora.

inédito José António Carneiro

Matilde Sousa Franco revela pressões da bancada socialista


No primeiro dia das Jornadas Teológicas de Braga


A deputada da Assembleia da República Matilde Sousa Franco revelou que tem sofrido pressões da bancada socialista pela sua posição contrária à legalização do aborto e à lei do divórcio e ainda pela sua oposição aberta à forma como está a ser debatida a questão da educação sexual e da distribuição gratuita dos preservativos nas escolas. A deputada falava anteontem à noite, em Braga, na abertura das XXI Jornadas Teológicas, que analisam este ano a relação Igreja-Estado.
Na intervenção, a viúva de Sousa Franco traçou uma radiografia aberta e sem preconceitos da realidade parlamentar portuguesa e falou das lutas que tem travado no Parlamento, concretamente em relação ao voto contra as propostas de lei sobre questões fracturantes que o executivo de José Sócrates tem trazido a debate.
A deputada apresentou uma comunicação com o título “No caminho da esperança. A religião é fundamental em política”, e serviu-se do exemplo de Tony Blair, que se converteu ao catolicismo, para defender que qualquer deputado deverá assumir as suas convicções religiosas.
Sem receios, Matilde Sousa Franco afirmou que é «militante católica», «historiadora» e «política temporária». Dando conta da sua história política, revelou que não é candidata pelo PS às próximas eleições legislativas, apesar de «não estar zangada com ninguém». «Comuniquei a minha decisão por carta ao senhor primeiro-ministro, datada de 3 de Abril de 2009», afirmou.
Destacando que o Parlamento é uma «boa, mas difícil experiência», a deputada manifestou perplexidade pelo facto de em Portugal, onde há uma maioria de católicos, estes estarem tão pouco representados no Parlamento em número e em pessoas que agem como tal. E denunciou, a partir de um estudo recente de Conceição Teixeira, que os candidatos a deputados parlamentares fazem «carreirismo político» e estão apenas preocupados em «manterem-se na política a todo o custo».
Perante uma plateia constituída por alunos da Universidade Católica Portuguesa – com a presença de D. Jorge Ortiga e de D. Eurico Nogueira –, Matilde Sousa Franco não hesitou em afirmar: na Assembleia da República, «sou cristã católica, fazendo questão de manter o compromisso que assumi com Nossa Senhora, de agir de acordo com os princípios cristãos, em coerência com a minha consciência e honrando o compromisso que assumi com o PS».
Sobre a sua actividade como deputada independente pelo PS, contou que avisou José Sócrates – que a convidou pessoalmente para o cargo – que votaria contra a legalização do aborto e contra todas as questões que fossem contra a sua consciência.
Assim, além desta, Matilde Sousa Franco votou contra as propostas do PS na votação da lei do financiamento dos partidos políticos, na lei da Procriação Medicamente Assistida, na lei do divórcio e na lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social, ontem vetada pela segunda vez pelo Presidente da República (ver página 22).
A viúva de Sousa Franco vê-se no Parlamento como «uma voz solitária» que procura estabelecer «pontes com outros deputados». Convergente com Manuel Alegre do ponto de vista social, apesar do desagrado da direcção do partido, defende os princípios da Doutrina Social da Igreja, particularmente a protecção dos mais fracos, dos trabalhadores e das cooperativas.
Além do mais, contou também, «defendo os professores, protestei contra as taxas moderadoras, defendo as pequenas e médias empresas e ainda defendi a canonização de São Nuno de Santa Maria», tendo que arranjar uma «justificação laica», para as «faltas resultantes da minha ida a Roma».

Educação sexual nas escolas
Para Matilde Sousa Franco, a educação sexual nas escolas deverá existir, embora não concorde com a forma como está a ser trabalhada a questão.
No seu entender, o nome deverá ser alterado, sugerindo, deste modo, «educação para a felicidade», e englobando temas de cidadania, saúde, sexualidade, não violência e respeito pela natureza.
«Disse que votaria contra, mas acabei por não votar por causa de uma queda que dei no Parlamento pouco antes do plenário da votação em Fevereiro», confidenciou.
Matilde Sousa Franco considera errado que a proposta tenha sido «apresentada de surpresa» e «só depois tenha sido debatida publicamente na AR».
As XXI Jornadas Teológicas, organizadas pelos alunos da Faculdade de Teologia de Braga, receberam ontem à noite Luís Lobo-Fernandes e terminam hoje com uma mesa redonda sobre “Missão da Igreja na sociedade: que futuro”. Começa às 21h15, com entrada livre.

20 de maio de 2009

Senhora minha




Ó Senhora minha eu te peço
Que não me deixes sozinho
Porque sei que desfaleço.

Fica sempre do meu lado
Para me sentir seguro
Ouve e atende o meu brado.

Contigo sei para onde vou,
Sigo Cristo que me amou,
Antes e em primeiro lugar.

Ele é o Filho gerado
E por Deus foi enviado:
E eu O quero anunciar.

inédito José António Carneiro

São Paulo inspira jovens na Noite UP’S 2009


Peregrinação nocturna ao Sameiro esta sexta-feira

A III edição da Noite UP’S – Upa para o Sameiro – tem este ano uma forte componente paulina, como forma de assinalar a celebração do ano dedicado a S. Paulo. Em conferência de imprensa, os organizadores apresentaram um programa mais enriquecido, com o tema “Será que aguentas?”, que se liga à corrida da fé dos crentes nas primeiras comunidades, dentro das quais se destaca figura do Apóstolo das Nações.
Paulo Barbosa, um dos primeiros dinamizadores do Grupo Peregrinos, que organiza a iniciativa, referiu que «não se tratando de uma prova física de esforço, aos participantes é-lhes exigido algo radical, uma vez que são convidados a atingir uma meta e a caminhar na demanda da fé».
O também docente de Educação Moral e Religiosa Católica deu conta que, na edição deste ano, os participantes serão surpreendidos com novos conteúdos, embora a base anterior permaneça, particularmente ao nível dos locais de passagem, enriquecidos com algumas mais valias.
Com o tema delineado para esta edição, os promotores querem pôr os participantes a pensar e a questionar-se. Além disso, o Grupo Peregrinos avalia com agrado o aumento de participantes na noite. Recorde-se quem, no primeiro ano, foram cerca de 300 e, no ano passado, o número duplicou. Pelo volume e ritmo das inscrições, o número deste ano rondará as mesmas seis centenas.
Com o enriquecimento do programa também ocorreu o aumento de grupos e entidades que colaboram na dinamização da peregrinação nocturna ao Sameiro. Além dos habituais, este ano o grupo de jovens de S. Mamede d’Este junta-se á organização, com a preparação de um momento da iniciativa.
Recorde-se que com o Grupo Peregrinos participam nesta organização o Centro Académico de Braga, a Comissão Nacional Justiça e Paz, a Pastoral Arquidiocesana Juvenil, o Corpo Nacional de Escutas, os Jovens em Caminhada, os Jovens Sem Fronteiras, os Missionários Combonianos, o Movimento Schoenstatt, o grupo de jovens da Oliveira (Guimarães), para além do estreante. A Câmara Municipal de Braga colabora particularmente ao nível do apoio logístico, tal como a Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, a paróquia de Mire de Tibães e o Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo.

Programa inclui paragem
na igreja de S. Paulo

Rui Ferreira falou com mais pormenor do programa da noite desta sexta-feira, salientando que todo ele terá uma especial marca sobre o Ano Paulino. A abertura acontecerá às 22h00, num momento apelidado significativamente “3,2,1… Partida”. Uma vez mais, D. Jorge Ortiga preside, às 23h00, à Eucaristia, na igreja paroquial de Mire de Tibães, de onde segue, de seguida, a peregrinação na direcção de Braga. Neste percurso decorrerão diversas surpresas com o tema geral “2000 anos barreiras”, que pretendem abordar sucintamente a história do cristianismo. Os Jovens em Caminhada estão responsáveis por desenvolver este momento, onde destacarão a ideia da perseguição de que os cristãos foram alvo nos primeiros séculos do cristianismo.
Na única igreja da Arquidiocese dedicada a S. Paulo – a igreja do Seminário Conciliar, que nasceu como Colégio de S. Paulo há quase 450 anos – os jovens participarão num momento de oração com a denominação “Trust me”.
Depois, no Parque da Ponte, os jovens de S. Mamede d’Este vão apresentar o momento “Blog do Paulo”, sobre as cartas do Apóstolo, seguindo-se depois, na Rodovia, o momento “Parar para Arrancar” que consiste no início de uma oração pessoal e silenciosa até ao Bom Jesus.
Junto ao monumento erigido pela devoção à Paixão de Cristo, haverá uma paragem – “Bits stop” – com animação e um reforço alimentar para os participantes aguentarem a última etapa que levará à meta colocada no Sameiro. Neste período, será rezado o terço e, pelas 8h00, será servido o pequeno almoço.
As inscrições para a iniciativa estão abertas até amanhã nos Serviços Centrais da Arquidiocese ou no blogue www.noite-ups.blogspot.com.

19 de maio de 2009

O pequeno ditador 1


Num diálogo amistoso com Família de Nazaré resultou uma iniciativa interessante. Porque estou a ler Javier Urra, O pequeno ditado. Da criança mimada ao adolescente agressivo. comprometi-me a retirar as ideias chave do livro e a partilhar com o blogue. Porque o Danilo já publicou no seu deixo agora o mesmo texto aqui. Refere-se apenas ao primeiro capítulo. os restantes estão em elaboração
 

Capítulo 1: Filhos agressivos


Ideias base: Existem filhos agressivos nas famílias. Se em muitos casos os filhos são vítimas, noutros, cada vez mais, são tiranos e agressores, caprichosos, que dão ordens aos pais, desobedientes, desafiadores…

Três tipos de maus tratos dos filhos em relação aos pais:

Condutas tirânicas: procuram causar dano ou incómodo utilizando a incompreensão como axioma; evitam responsabilidades, culpabilizando os outros.
Utilização dos pais: como se os pais fossem usufruto dos filhos ou caixas automáticas….
Desapego: transmitem aos pais que não gostam deles.

Causas da tirania:

Sociedade permissiva que educa para os direitos e não para os deveres. O corpo social perdeu força, perdeu autoridade. Há uma crise de responsabilidade, de falta de compromisso; sociedade do bem estar e do prazer.
Meios de comunicação são uma cascata de actos violentos
Crianças passam muito tempo sozinhas
Estrutura familiar modificou-se: desestruturação de muitos casais
Diferenças educativas entre os pais, e diferenças educativas entre os pais e os professores.
Excessiva permissividade dos pais – das três formas clássicas de controlo (autoridade, competência e confiança), parece que só há lugar para a última.

As crianças podem ser inofensivas, mas não são inocentes. Deve-se responsabilizar no processo educativo quem tem a missão primeira de educar, e esses são os pais. Deve educar-se nos deveres e nos direitos, na tolerância, marcando regras, exercendo controlo, e sabendo dizer “não”.
A tirania infantil reflecte uma educação (se assim se pode chamar) familiar e ambiental distorcida que aponta para o mais deplorável e paradoxal resultado, dando asas à expressão “cria corvos e eles te comerão os olhos”. 

(A partir da leitura da obra)

15 de maio de 2009

Prisão de Braga acorda novos projectos de voluntariado


Seminário Conciliar, Convento de Montariol e CAB são parceiros

O Estabelecimento Prisional de Braga assinou ontem alguns acordos de cooperação com entidades da cidade para a criação de novos projectos de voluntariado a desenvolver dentro dos muros da cadeia e em benefício dos reclusos. O Centro Académico de Braga surge como o mais recente parceiro e vai proporcionar sessões de yoga e um gabinete de encaminhamento jurídico de apoio à população prisional.
A juntar a estes novos projectos, também o Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo e o Convento de Montariol assinaram com a direcção da cadeia de Braga acordos que permitem continuar a assegurar a organização da Semana de Cultura e ainda fazer ressurgir antigos projectos como “Correio da Esperança” e “Rasgar horizontes”.
A cerimónia contou com a presença do director do Estabelecimento Prisional de Braga, José Alves de Sousa, da equipa de técnicos de tratamento penitenciário e da chefia da guarda prisional, bem como dos responsáveis das respectivas entidades que acordaram projectos com a cadeia. O Convento de Montariol esteve representado por Frei José Pinto, o Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, pelo padre João Torres e o Centro Académico de Braga pelo padre Luís Ferreira do Amaral.
Dos projectos acordados ontem, o do yoga e do encaminhamento jurídico da responsabilidade do CAB são os que mais novidade trazem, uma vez que os restantes projectos, de uma forma ou de outra, já se realizaram ou ainda realizam naquele estabelecimento.
O encaminhamento jurídico vai ser executado, mediante uma visita semanal à prisão, por advogados estagiários e por uma advogada. O objectivo é desenvolver a consciência cívica da população prisional e esclarecer acerca dos direitos e dos meios de defesa que têm ao dispor.
O acordo prevê que estes advogados tenham uma acção delimitada, atendendo aos princípios deontológicos da profissão e sem nunca ultrapassar competências, concretamente em relação aos advogados oficiosos.
Para evitar qualquer ilegalidade, a Ordem dos Advogados (AO) foi consultada sobre este grupo de voluntariado assim como o pelouro das Prisões do Conselho Geral da AO que, de resto, salientou que o Estabelecimento Prisional de Coimbra tem a funcionar uma actividade do mesmo género.
O CAB vai ainda desenvolver, por intermédio de Ana Oliveira e Cláudia Horta, duas vezes por semana e abertas a todos os reclusos, sessões de yoga e relaxamento. Este projecto tem uma duração de três meses, e cada sessão terá no máximo 12 reclusos.

Seminaristas do 5.º ano
compõem grupo
O grupo do Seminário Conciliar de Braga é constituído pelo moderador de Pastoral do 5.º ano, padre João Torres, que no passado foi coordenador da Pastoral Prisional de Braga. Com o sacerdote, neste grupo de voluntariado estão os seminaristas Jorge Barbosa, Pedro Marques e José Miguel Cardoso e ainda o diácono Manuel Baptista.
Segundo o padre João Torres, este grupo surge da necessidade de retomar o grupo de voluntariado – que, há alguns anos, chegou a ser o maior do país – na prisão de Braga.
Sobre os projectos com directa responsabilidade deste grupo disse que “Rasgar horizontes” tem por missão a realização de sessões de cinema em que a selecção dos filmes tem como pressuposto criar um ambiente de reflexão em torno de cada um dos filmes visionados, promovendo o debate, a troca de ideias e impressões.
Já o “Correio da Esperança” pretende que os reclusos mantenham contacto com alguém do mundo exterior ao Estabelecimento Prisional. Todas as cartas são dirigidas para uma morada comum e posteriormente distribuídas a um voluntário que se disponibilizará para manter contacto com um recluso.

Frei Pinto continua capelão
O Convento de Montariol, particularmente o Frei José Pinto, que é o capelão do estabelecimento prisional, continua como responsável pelo acompanhamento religioso dos reclusos. Este acompanhamento faz-se com apoio espiritual, com celebrações eucarísticas, com celebrações marianas (terço), e com visitas pontuais quer do Arcebispo de Braga quer de grupos de jovens católicos.

14 de maio de 2009

Braga prepara fundo de apoio ao emprego


Audiência com Sócrates apresenta preocupações do Vale do Ave e do Cávado

A Arquidiocese de Braga, a Associação Comercial de Braga, a Associação Industrial do Minho, a União de Sindicatos de Braga e a Universidade do Minho pretendem constituir, nas regiões do Vale do Ave e do Cávado, um fundo de emergência à empregabilidade e ao desenvolvimento empresarial.

No final de uma reunião que decorreu ao final da tarde de ontem, no Paço Arquiepiscopal de Braga, D. Jorge Ortiga disse que «este fundo deverá servir de apoio para criar o emprego e para o conservar, uma vez que as empresas devem ter a capacidade necessária para garantir a vida e a sustentabilidade às pessoas que vivem nesta região», disse.

Na presença dos restantes responsáveis das instituições, com excepção da UM que não esteve presente, o Arcebispo de Braga falou aos jornalistas e deu conta que esta será uma primeira medida, «com carácter de urgência», dado que a situação que a região atravessa é «grave» e, além disso, «tem tendência para se agravar».

O grupo formado pelas presidências das cinco entidades, está constituído há cerca de um mês «para reflectir sobre a situação que se vive nas regiões do Vale do Ave e Cávado», frisou o prelado.

No encontro de ontem, os responsáveis analisaram algumas considerações, que já estão em papel, e que darão origem a um documento para apresentar ao primeiro-ministro José Sócrates, numa audiência que vai ser pedida «nos próximos dias», como garantiu o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. «Fomos elencando um conjunto de medidas e soluções que analisaremos nos próximos dias e que levaremos ao Governo», afirmou.

Esse mesmo texto chegará às mãos de Fernando Moniz, Governador Civil de Braga, que, ao que tudo indica, poderá ser convidado para a próxima reunião de trabalho deste grupo. «A nossa intenção é testemunharmos uma preocupação por nós e pelas populações da nossa região», face ao momento crítico que atravessa, disse D. Jorge Ortiga, salientando que o grupo de trabalho constituído «não tem qualquer intuito político ou partidário».

Com a preocupação fundamental de dar um contributo para a superação da crise, os dirigentes bracarenses acreditam que a solução para o momento difícil que a região Norte atravessa, passa por dar as mãos. «Só de mãos dadas conseguiremos encontrar um caminho que dê resposta a tantas situações que se revestem de muita gravidade», defendeu o prelado.

Além disso, os cinco dirigentes entendem que «as medidas que o Governo tem apresentado poderão ser resposta» a muitos problemas, mas «surgem, no terreno, alguns entraves que impedem a sua concretização imediata».

 

Adão Mendes diz que é só fazer as contas

Mais 2200 desempregados

no final do mês de Maio

 

A principal preocupação manifestada pela ACB, pela AIMinho, pela USB, pela UM e pela Igreja de Braga assenta no facto de a taxa de desemprego na região estar acima dos 10 por cento (a nacional está pelos oito por cento) e com tendência para crescer aceleradamente nos próximos tempos.

O coordenador da USB não tem a menor dúvida de que, no final do mês de Maio, Braga registará mais 2100 ou 2200 desempregados em relação ao número de Abril. «Neste momento, estamos em condições de dizer que no fim de Maio vamos ter cerca de 2100 ou 2200 desempregados a mais do que aquilo que tínhamos antes deste mês», afirmou.

Para o sindicalista, esta estimativa faz-se com os dados das empresas que a USB tem acesso e não tem só a ver com a questão das falências. «Há muitas empresas que estão a reduzir o número de efectivos e algumas estão a fazê-lo em grandes dimensões», afirmou Adão Mendes, destacando que «grandes empresas vão mandar para o desemprego cerca de 300 trabalhadores».

Nesse sentido, o coordenador da USB referiu que esta crescente taxa de desemprego fica «um pouco invisível», porque «não se traduz directamente no encerramento de empresas», mas num «emagrecimento» das mesmas, que, tendo mais de mil trabalhadores, vão ficar, dentro de dois ou três meses, com 700 trabalhadores.

Adão Mendes deu conta, ainda, que contacta e constata com casos problemáticos de agregados familiares que vivem em condições de extrema pobreza. «Diariamente encontro verdadeiros dramas familiares que precisam de ajuda extremamente urgente e imediata», finalizou.

 


13 de maio de 2009

Lampejos da tua luz, venho pedir-Te




Noite cerrada, Senhor, escura e sombria
Lampejos da tua luz, venho pedir-Te
Ao berço, ao lar de minha mãe
Porque a tenho por medianeira.

Em Fátima, lugar de paz
Busco sentido e orientação;
No meio da tempestade
Busco reconciliação;
E perdido no cais da minha ilusão
Quero centrar-me sempre em Ti.

Obrigado, Senhor.
Boa noite.


O ano passado, durante uns dias de retiro, em Fátima, escrevi este texto, quase sozinho, em pleno recinto... Partilho neste 13 de Maio
14/07/2008

Senhora de Fátima, Senhora do Mundo




Salve, ó Mãe, Senhora vestida de branco
Senhora de Fátima, Senhora do Mundo
Ouve meu clamor que é tão profundo
Vela por mim, faz-me ser mais santo.

Inclina teu coração tão maternal
À pequenez da minha existência
E guarda-me com tua providência
Com teu amor eterno e total.

Ensina-me a viver à tua maneira
Guardando para sempre a Palavra de Jesus
O único caminho certo para Deus.

A Ti entrego a minha vida inteira
Carregando, alegremente, a minha cruz
Até alcançar a Pátria dos Céus.

inédito José António Carneiro

Em dia de 13 Maio, a minha oração à Mãe de Fátima!

Isabel Figueira sabe escrever

Estou abismado: A Isabel Figueira sabe escrever! O Correio do Minho comprova-o!

copiado da página online do Correio do Minho

Desafio

Escrita em Dia Gosto de desafios novos. Quando o ‘Correio do Minho’ me convidou para fazer uma coluna quinzenal, fiquei hesitante.
Nunca tinha experimentado esta área, tão difícil, que é escrever, passar as nossas emoções, dar opinião.
Mas tal como descobri, há pouco tempo, que amo a representação, ser actriz, também vou tentar descobrir como sou a escrever.
O ‘Correio do Minho’ é o mais importante jornal desta região que, por sinal, tem das populações mais jovens da Península Ibérica. Não podia, mesmo, recusar este convite. É uma honra e espero corresponder de igual forma.
Apesar de ser muito falada na Imprensa, pretendo falar pouco sobre outras pessoas. Quando isso acontecer, será para destacar os méritos, os traços vincados de quem faz e tenta fazer bem.
Fala-se muito de crise, mas muito pouco de esperança. Este espaço tentará ser alegre e de energia positiva.
Afinal de contas, não é de optimismo que Portugal precisa?




Parabéns pela qualidade!

Guimarães confirmada Capital Europeia da Cultura em 2012


Ministros da cultura europeus ratificam recomendação


É oficial. A cidade de Guimarães será Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2012, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor. A cidade-berço foi, ontem à tarde, oficialmente designada capital durante a reunião de ministros da Cultura da União Europeia, em Bruxelas.
Os ministros dos 27, entre os quais José António Pinto Ribeiro, adoptaram ontem formalmente a recomendação elaborada, no final do ano passado, pelo painel de selecção europeu de avaliação das candidaturas, que confirmou o preenchimento de todos os requisitos por Guimarães e Maribor. Aquela decisão encerra um processo de selecção, iniciado há mais de dois anos, tendo a candidatura de Guimarães sido lançada no final de 2006 pela então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
A decisão tomada, ontem, em Bruxelas era aguardada com naturalidade pelos responsáveis autárquicos vimaranenses, que encararam a designação oficial como «uma etapa formal» de um processo que, na prática, vem já sendo preparado no terreno, com auscultações e reuniões permanentes.
O programa cultural da CEC 2012 ainda está longe de se encontrar definido, mas a gestão autárquica já decidiu que será executado por uma entidade empresarial municipal que deverá evoluir para a constituição de uma Fundação. Será uma entidade dotada com um capital de meio milhão de euros, tendo como único accionista o Município de Guimarães e, como objecto principal, o da realização do evento, dotado com um orçamento global de 110 milhões de euros, 70 dos quais destinados a novos equipamentos e a regeneração urbana. A estrutura empresarial deve avançar assim que o Tribunal de Contas se pronuncie sobre os estatutos e o Município espera igualmente, muito em breve, desejavelmente até final de Junho, trazer o primeiro-ministro José Sócrates e o ministro da Cultura a Guimarães para efectuar o anúncio público das obras a realizar neste âmbito.
Entretanto, o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, defendeu, ontem, em Bruxelas que Guimarães deve aproveitar a designação como Capital Europeia da Cultura'2012 para se renovar, a nível industrial, urbano e social, através de um programa «muito ousado». De acordo com o governante, o programa deverá ter «um eixo social, um eixo urbano e um eixo económico», que deverá permitir a Guimarães prosseguir o trabalho de recuperação e reabilitação urbana, sobretudo no centro da cidade, levar as pessoas a «ocupar de novo» esse centro, e tornar a cidade «base de uma indústria muito tocada pelas indústrias criativas». «Aquilo que nós queremos é que a indústria de Guimarães passe a ser profundamente tocada pelas indústrias criativas e que, através deste projecto de Capital da Cultura, nós consigamos transformar também industrialmente e, portanto, economicamente» a cidade, declarou.
A nível urbano, «quer-se fazer a recuperação e reabilitação de todo o centro e de tudo aquilo que é possível e necessário recuperar em Guimarães», disse. O "eixo social" do programa de Guimarães prende-se precisamente com a vontade de que «as pessoas sejam de novo entrosadas com a cidade, venham de novo ocupar esse centro», apontou. «Através deste projecto queremos contribuir decisivamente para que haja uma perspectiva de futuro, de superação de crise, de capacidade de renovação dos tecidos urbanos e industriais, e das pessoas num sentido cada vez mais europeu e cada vez mais cosmopolita», resumiu. O ministro confirmou também que «o envelope financeiro está completamente definido» e que «o valor que está previsto neste momento é de 110 milhões de euros», num esforço que implica o empenhamento da autarquia e do Governo, com recurso a fundos comunitários.
Recorde-se que Portugal e Eslovénia tinham direito a apontar as duas cidades para 2012, tendo a escolha portuguesa recaído, em Outubro de 2006, em Guimarães, classificada pela UNESCO Património da Humanidade, enquanto a Eslovénia elegeu Maribor, a segunda principal localidade do país depois da capital Ljubljana. A designação "Capital Europeia da Cultura", uma iniciativa da Grécia, foi aprovada pelo Conselho em 1985, com o objectivo de contribuir para a aproximação entre os povos europeus. Lisboa, em 1994, e Porto, em 2001, neste caso em conjunto com a cidade holandesa de Roterdão, também já ostentaram o "título" de Capital Europeia da Cultura, este ano "nas mãos" de Linz (Áustria) e Vilnius (Lituânia).

Texto Rui de Lemos/DM

Jovens de Celorico celebram Dia da Família

O Grupo Esperança, constituído por jovens da paróquia de Santa Maria de Borba (Celorico de Basto), promove esta sexta-feira, Dia Internacional da Família, uma mesa redonda com o tema “A família na sua missão de acolher e proteger a vida e educar nos valores”.
Com a presença de quatro conferencistas – um casal e duas professoras –, o debate decorre na sede da Associação de Santa Maria de Borba da Montanha, a partir das 21h30.
Segundo o pároco, padre Rui Saraiva, «a comunidade foi reflectindo ao longo do ano sobre a vida, os seus amigos e inimigos, e como consequência disso pareceu-nos oportuno dinamizar esta Semana da Vida, que estamos a viver, com diversas actividades, entre elas a promoção desta mesa redonda».
O sacerdote refere que foram distribuídos anteriormente convites às famílias da comunidade, mas pretende-se «chegar ainda mais longe, porque achamos importante e oportuno reflectirmos sobre os verdadeiros valores que devemos defender, como é a vida, dom de Deus».
O grupo de jovens iniciou esta Semana da Vida, no passado domingo, interagindo com outro grupo de jovens, num encontro onde houve diversão e reflexão.
Sem esquecer Maria, geradora da Vida, durante toda esta a semana a oração do Terço estará a cargo do grupo.

Museu da Póvoa de Varzim debate preservação do património


Melchior Moreira e José Paulo Abreu intervêm em debate

O presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, e o presidente da Turel, cónego José Paulo Abreu, participam numa mesa redonda promovida pelo Museu Municipal de Etnografia e História, da Póvoa de Varzim, subordinada ao tema “Preservar e Consumir – o Património e o Turismo”.
A iniciativa que decorre esta sexta-feira, no Museu Municipal, está inserida num programa mais alargado que tem a finalidade de comemorar o Dia Internacional dos Museus, e que é composto por mesas redondas, exposições, feira de artesanato, teatro e música, decorrendo até à próxima segunda-feira, dia 18.
A inciativa, com o título “Turismo e Museus”, começa com a intervenção do cónego bracarense sobre “Património Religioso no contexto da oferta turística”, seguindo-se a de Melchior Moreira sobre “O papel dos Museus na oferta turístico-cultural do Norte de Portugal”.
No sábado, são várias as actividades propostas, com entrada gratuita, sendo que o museu encerra às 24h00. Assim, nesse dia são inauguradas, às 15h00, duas exposições que podem ser visitadas até 31 de Maio. A primeira, “O Turismo no Museu”, vai estar patente no Museu Municipal e é organizada pelo Posto de Turismo. Consiste na criação de um espaço alusivo à Praia e à sua evolução ao longo dos tempos. Por isso, contará com a exposição de materiais como imagens do início do século, panfletos turísticos e ainda a recriação dos pregões utilizados, por exemplo, na venda dos pães-de-leite e da língua-da-sogra.
“O Museu no Turismo” é o título da outra e consiste numa exposição fotográfica sobre a evolução do Museu, podendo ser visitada no Posto de Turismo.
Neste mesmo dia é inaugurada, também, a Feira de Artes, que decorre de acordo com o horário do Museu. Nela participam mais de uma dezena de artesãos poveiros que, para além das camisolas poveiras e dos bordados, se dedicam a artes como a bijutaria e construção bonecos em barro.
Às 16h00 de sexta, sábado e domingo, é a vez do teatro, com uma sessão de marionetas intitulada “O Homem que falou com os peixes”, que vai buscar a sua inspiração aos costumes poveiros, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora.
A música estará igualmente presente ao longo destes três dias, com um concerto ao vivo no sábado às 21h00, e no domingo e segunda, às 17h00, pelos alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim

12 de maio de 2009

Frei Herculano Alves critica absentismo pastoral

Igreja ainda não despertou
para a importância da Bíblia


O frei Herculano Alves, à margem do encontro que decorreu no Sameiro, disse ao Diário do Minho que a Igreja ainda não despertou nem acordou para a importância e para a centralidade da Bíblia. Referindo que iniciativas como a promulgação de um Ano Paulino ou de um Sínodo dos Bispos sobre a importância da Palavra de Deus são positivas, mas, muitas vez, não são devidamente destacadas e assumidas pela generalidade das paróquias e dos párocos.
O frade capuchinho entende que, ao nível de Igreja portuguesa, «há pouca atenção à dinamização bíblica». Aliás, esta desatenção é perceptível no facto de o Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica não figurar sequer na lista dos movimentos, departamentos e organismos oficiais da Igreja Portuguesa.
«Infelizmente este movimento não é assumido a nível nacional pela Conferência Episcopal Portuguesa e, por isso, não tem o apoio da Igreja oficial, nem dos bispos nem dos párocos», lamentou frei Herculano Alves.
O Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica «é uma iniciativa dos Capuchinhos que os bispos dizem apoiar, mas sem apoio directo, e nem sequer consta na lista dos movimentos da Igreja portuguesa», apontou o biblista.
Sendo o único movimento de dinamização bíblica existente a nível nacional, o secretariado da responsabilidade dos Capuchinhos não fecha as portas à possibilidade poder vir a acolher algum convite que possa surgir da Conferência Episcopal para assumir a dinamização da pastoral bíblica a nível oficial e em todo o território nacional. «Claro que esse convite não foi feito, mas se fosse, teríamos de ver quais seriam os objectivos estipulados para cumprir», finalizou.

Grupos bíblicos do Norte peregrinaram ao Sameiro



Jornada de formação e convívio centrada em S. Paulo

Mais de duas centenas de pessoas ligadas a diversos grupos bíblicos da região Norte estiveram ontem no Sameiro, em Braga, num encontro de formação e convívio promovido pelo Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica. Com o tema “S. Paulo, Apóstolo da Palavra”, o dia teve uma pequena peregrinação na escadaria da basílica, uma Eucaristia, variadas encenações bíblicas e ainda oração do terço, na cripta, contando ainda com a presença dos frades capuchinhos António Martins, Luís Gonçalves, Manuel Arantes e Herculano Alves.
O encontro, que ocorreu pelo segundo ano consecutivo no Sameiro, teve como finalidade promover a interacção das pessoas dos grupos bíblicos do Norte, assim como «homenagear e olhar mais profundamente a figura de S. Paulo, o Apóstolo da Palavra», disse frei Luís Gonçalves. Assim, o santuário bracarense recebeu cristãos provenientes de grupos bíblicos da Arquidiocese de Braga e, ainda, das dioceses de Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Coimbra.
Este encontro é uma proposta que os Capuchinhos fazem nas diversas semanas e cursos bíblicos que orientam em território nacional. Começou com uma peregrinação desde a estátua do Papa João Paulo II até à cripta do santuário. Neste percurso, segundo o frade da comunidade de Barcelos, foram lidos textos de S. Paulo acompanhados de reflexões. A caminhada contou ainda com uma largada de balões, que continham pequenas frases retiradas das 13 cartas paulinas incluídas no cânone bíblico.
A Eucaristia, ao final da manhã, foi presidida pelo padre Provincial e, nela, foi realçada e valorizada a liturgia da Palavra, com a realização de uma apresentação de dons, antes das leituras, para destacar que a Palavra de Deus é «pão», «livro», «semente», «espírito e vida da Igreja» e «água que sacia as sedes humanas».
Na homilia, o padre António Martins afirmou que «a salvação não está na política ou nas ciências, mas na fé em Cristo ressuscitado». Segundo o Provincial capuchinho «ser seguidor de Cristo implica desinstalar-se para dar respostas aos mundo moderno».
Relevante na celebração foi ainda o facto de o responsável pelo Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica ter apelado à generosidade e à partilha dos presentes para que ajudassem um grupo de jovens de Barcelos, que desenvolve acções missionárias em Timor. «Este peditório, apesar da crise que vivemos, ajudará a ultrapassar uma crise maior que vive a população timorense», disse o padre Manuel Arantes.
Dentro da dinâmica paulina da jornada, no ofertório, foram levados ao altar os símbolos que compõem o logótipo do Ano Paulino, concretamente as datas, a cruz, a chama, a Bíblia, a espada e as algemas,
Já da parte de tarde, o grupo bíblico “Nova Luz”, de Arcozelo (Barcelos) apresentou uma dramatização sobre a prisão de Paulo e Silas. Bento Vale, responsável pelo grupo, disse ao Diário do Minho que, em primeiro lugar o grupo existe para ler e meditar a Palavra de Deus e anexo a isso, surgem pontualmente, alguns trabalhos e representações externas, como foi o caso de ontem.

11 de maio de 2009

A brincar se dizem as verdades! Socrat(es)inos


Na sua recente visita aos Estados Unidos, José Sócrates e respectiva comitiva, hospedaram-se num luxuoso hotel.


Ao fim da tarde José Sócrates pega no telefone, liga ao serviço dequartos e diz:

- TU TI TU TU TU TU.


A funcionária não compreende o que quer dizer José Sócrates e, pensando que se trata de uma mensagem cifrada, avisa o FBI.

Num ápice, apresentam-se dois agentes do FBI que, postos ao correntede tudo, mas não conseguindo decifrar a mensagem, decidem chamar a CIA.

Os serviços secretos mandam dois agentes ao hotel, os quais começam logo a investigar e a tentar decifrar a mensagem, mas sem qualquer resultado.


Entretanto, José Sócrates volta a telefonar e todos o ouvem repetir:

- TU TI TU TU TU TU.


Desesperados, os agentes resolvem recorrer ao tradutor oficial da Embaixada dos EUA, em Portugal. Um caça supersónico do Pentágono desloca-se ao aeroporto de Figo Maduro, e o tradutor é conduzido, sem mais delongas, aos EstadosUnidos.


Chegado ao hotel e posto ao corrente da situação, o tradutor disfarça-se de criado, vai aos aposentos de José Sócrates e......descobre o mistério: O Primeiro-ministro português queria dizer, no seu inglês técnico (daUniversidade Independente):


- TWO TEA TO 222 !!!!


NOTA BENE: Se não avisarmos os eleitores portugueses teremo mais 4 anos de azar com Sócrates a Primeiro-Ministro.

foto

Oração: a beleza de uma comunicação




A oração é a irmã trémula do amor. (Victor Hugo)

A grandeza da oração reside principalmente no facto de não ter resposta, do que resulta que essa troca não inclui qualquer espécie de comércio. (Antoine de Saint-Exupéry)

Rezar é para a religião o mesmo que pensar para a filosofia. Rezar é criar religião. (Friedrich Novalis)

A melhor oração é a mais clandestina. (Edmond Rostand)

Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura. (Mohandas Gandhi)

Parece, na verdade, que nós nos servimos das nossas orações como de um jargão e como aqueles que empregam as palavras santas e divinas em feitiçarias e em efeitos de magia. (Michel de Montaige, in "Ensaios")



(Obrigado Teresa Baía pela partilha da foto)
citaçoes daqui

Aprendi...




Aprendi que...
ninguém é perfeito enquanto não te apaixonas.


Aprendi que...
a vida é dura mas eu sou mais que ela!!

Aprendi que...
as oportunidades nunca se perdem,
aquelas que desperdiças alguém as aproveita.


Aprendi que...
quando te importas com rancores e amarguras
a felicidade vai para outra parte.

Aprendi que...
devemos sempre dar palavras boas
porque amanhã nunca se sabe as que temos que ouvir.

Aprendi que...
um sorriso é uma maneira económica de melhorar o teu aspecto.

Aprendi que...
não posso escolher como me sinto
mas posso sempre fazer alguma coisa.

Aprendi que...
quando o teu filho recém-nascido segura o teu dedo na sua mão
têm-te preso para toda a vida.

Aprendi que...
todos querem viver no cimo da montanha
mas toda a felicidade está durante a subida.

Aprendi que...
temos que gozar da viagem e não apenas pensar na chegada.

Aprendi que...
o melhor é dar conselhos só em duas circunstancias:
quando são pedidos e quando deles depende a vida.

Aprendi que...
quanto menos tempo se desperdiça
mais coisas posso fazer.

(Obrigado Jeira por enviares esta partilha)
imagens aqui e aqui

10 de maio de 2009

Arcebispo quer pastoral diocesana dinâmica e não acomodada


“Dei Verbum" será base de trabalho do próximo ano pastoral

O Arcebispo de Braga pediu ontem que toda a pastoral arquidiocesana seja mais dinâmica e não acomodada e que tenha em conta a «centralidade» da Palavra de Deus. D. Jorge Ortiga falava no Conselho Pastoral Arquidiocesano que reuniu para preparar o ano pastoral 2009-2010 que terá como base de trabalho a Constituição Dogmática do Concilio Vaticano II, “Dei Verbum”.
No Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese, D. Jorge Ortiga, acompanhado por D. António Couto, reuniu com os conselheiros para estabelecer a base de trabalho pastoral para o próximo ano, o segundo de um triénio dedicado à Palavra de Deus.
Na palavra de abertura dos trabalhos, o Arcebispo Primaz deu conta que o novo contexto moderno, terminado que está o «plurissecular regime de cristandade», deverá «provocar uma atitude de quem reconhece que vivemos em terra de missão», impelindo a Igreja a viver com uma «consciência missionária».
Desse modo, D. Jorge Ortiga desafiou a igreja arquidiocesana a «efectuar uma verdadeira conversão pastoral colocando a Palavra no centro do tempo que nos toca viver». Aliás, o prelado foi adiante ao dizer que «urge tornar nova a pastoral», não sendo possível contentar-se com pequenas adaptações, nem com conservações, «como se continuássemos no tempo da cristandade».
Outra das ideias deixadas pelo também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) foi a de que a «Palavra edifica a comunidade e que a verdadeira comunidade é a Palavra existente num determinado espaço». Para o prelado a Palavra não permite que a acção pastoral seja estática, mas «permanentemente desafiada a respostas que valem se carregadas da conversão».
Reconhecendo que a Palavra de Deus edifica comunidade, o Arcebispo referiu também que o centro dessa passa pela centralidade do «primeiro anúncio», embora haja a necessidade de «conjugar a primeira evangelização com a evangelização permanente». «A indiferença religiosa está presente em muitos contemporâneos, mas também caracteriza a vida de muitos praticantes que não conseguiram celebrar um verdadeiro encontro com a pessoa de Jesus», lamentou.
Por isso, D. Jorge Ortiga desafiou a «encontrar formas novas e prioridades muito concretas» para o anúncio da Boa Nova, sabendo, igualmente, que esta é para todos.

Cristianismo tem papel público
O presidente da CEP não terminou a sua palavra de abertura sem apontar o dedo a um certo “neutralismo” que alguns quadrantes da sociedade vão exigindo da Igreja. «Existe laicidade e respeitamos todos os contextos. Só que não podemos aceitar um neutralismo, pois acreditamos na universalidade da Boa Nova», afirmou.
Com estas palavras D. Jorge Ortiga defendeu o «papel público» do cristianismo que não pode ser ignorado. «Os cristãos, conscientes de uma laicidade inclusiva, sabem propor, com modelos modernos, uma originalidade de vida que sendo diferente não é algo de residual e arcaico, quase uma espécie em vias de extinção, mas segredo de um verdadeiro humanismo», frisou.

Próximo ano pastoral
para “acolher a Palavra”

Na reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano, o padre Sérgio Torres, apresentou o documento que servirá de base para o programa pastoral de 2009-2010. O objectivo geral será “acolher a Palavra” e procurará ser concretizado por meio de alguns objectivos específicos, concretamente pela dinamização do plano pastoral sobre a Palavra de Deus, pelo estudo e reflexão sobre a “Dei Verbum”, pela celebração do Ano Sacerdotal, promulgado por Bento XVI, e pela celebração dos 300 anos do Lausperene na Arquidiocese.
Os conselheiros abordaram ainda a questão das linhas de acção e ficaram a conhecer uma proposta para a vivência dos tempos litúrgicos do ano, baseada na “Dei Verbum”.
O Conselho Pastoral não terminou se que os presentes fizessem uma avaliação do trabalho desenvolvido pelo organismo nos últimos três anos, já que este conselho termina funções e, em Setembro, será nomeado outro. avaliação destacou que houve uma participação muito positiva os conselheiros. O padre Sérgio Torres afirmou mesmo que foi dos melhores Conselhos Pastorais da Arquidiocese.

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...