20 de março de 2009

Atacar sazonalidade com encantos dos Gerês



“Caminhadas na Natureza”: que boa sugestão 

O município de Terras de Bouro quer combater a sazonalidade no concelho, particularmente na época balnear que se aproxima, com os encantos próprios do Gerês. As “Caminhadas na Natureza”, que começam este sábado e decorrem mensalmente, até Novembro, potenciam e reforçam os trilhos pedestres, além de proprocionar aos cidadãos actividade física, lazer e contacto com o património cultural, arquitectónico e ambiental de Terras de Bouro.

O primeiro evento desta iniciativa vai desenvolver-se pelo “Trilho dos Miradouros” e a partida acontece às 9h00, deste sábado, junto do posto de artesanato, à entrada do Gerês. Quatro horas é o tempo previsto para a duração deste percurso pedestre de pequena rota, de âmbito ecológico e paisagístico. Segundo os promotores, o trajecto apresenta um grau de dificuldade médio/elevado pelos relevos acidentados que possuiu.

Esta caminhada contempla a visita aos miradouros “Fraga Negra”, “Boneca”, “Mirante Velho”, “Mirante Novo” e “Penedo da Freira”.

A autarquia coloca à disposição dos caminheiros um percurso pré-definido para cada mês, sendo guiados por um monitor municipal e auxiliados de meios logísticos.

Com estas caminhadas o município também pretende assinalar diversas efemérides, como o Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial dos Moinhos, Dia da Liberdade (25 de Abril), Dia Mundial dos Museus, Dia Mundial da Água, Dia Mundial do Ambiente, entre outros.

As inscrições para as “Caminhadas na Natureza” são gratuitas e podem ser efectuadas até ao início da actividade. Os interessados podem fazer a inscrição junto da Divisão Cultural do Município, pelo telefone 253350010, nos postos de turismo ou através do e-mail, ddsc@cm-terrasdebouro.pt.

De referir que as actividades são apoiadas pelo Instituto do Desporto, INATEL e Águas do Fastio.

2 comentários:

  1. Olá JAC!

    A Paz contigo!

    Encontrei o teu "cantinho" e gostei. Parabéns!
    Volto...
    Abraço em Cristo
    MJG

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Maria José Gusmão.

    Continua a aparecer.

    bjs

    ResponderEliminar

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...