20 de março de 2009

Procissão dos Lírios na rua pela primeira vez em Braga

A Procissão dos Lírios sai à rua amanhã à noite, a partir das 21h30, com a finalidade de recriar o momento em que Jesus cruzou o olhar com a sua Mãe quando carregava a cruz para o Calvário. Com este espectáculo de rua, inédito em Braga, a comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa pretende envolver os bracarenses e turistas que visitam a cidade, com um acontecimento de teor religioso, teatralizado, e que será para voltar a organizar nos anos seguintes.

Percorrendo algumas ruas do centro histórico de Braga, a Procissão dos Lírios, também chamada Procissão do Encontro, é um espectáculo teatral de rua que conta com a participação de 85 actores e figurantes e incorpora o andor de Nossa Senhora, ornado com lírios brancos, e o do Senhor dos Passos, ornado com lírios roxos.

Com estrutura, textos e organização original – uma criação do missionário passionista padre João Bezerra – a Procissão dos Lírios vai ser apresentada e interpretada pelo grupo “Gólgota”, de Santa Maria da Feira, e vai percorrer a Praça do Município, Rua Eça de Queirós, Praça Dr. José Salgado, Rua Dr. Justino Cruz, Rua do Souto, terminando no largo do Paço, com o aparecimento de uma figura que simboliza um anjo. 

Numa conferência de imprensa realizada ontem, o cónego Jorge Coutinho, acompanhado da vereadora Ana Paula Morais, do cónego José Paulo Abreu e de Gastão Sequeira, relevou o esforço que a comissão organizadora realiza para que a Semana Santa de Braga seja diferente e englobe quer os bracarenses, quer os turistas que visitam a cidade.

Também a vereadora responsável pelo Pelouro do Turismo sustentou que todo o programa celebrativo da Quaresma e Solenidades da Semana Santa é traçado com o objectivo de marcar a diferença bracarense. Daí que se faça uma aposta do ponto de vista cultural, concretamente com este espectáculo de rua e com variadas exposições.

Ana Paula Morais referiu particularmente a exposição itinerante “Semana Santa em Braga” que está patente no Centro Comercial Dolce Vita, em Coimbra, e no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa.

Além disso, o Posto de Turismo de Braga, recebe uma exposição de pintura de Luís de Matos, intitulada “Eu Kristus”, patente entre os dias 23 de Março e 11 de Abril.

 

«Cruzes são monumentos

à glória de Deus»

Na mesma conferência, o vigário-geral da Arquidiocese de Braga deu conta de duas exposições, a realizar uma na Casa dos Crivos e outra na “Oficina da Sé” (Paularte), na Rua D. Frei Caetano Brandão. O cónego José Paulo Abreu afirmou que ambas «tocam o essencial da fé cristã: o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo», além de considerar que «as cruzes são monumentos à glória de Deus».

Na Casa dos Crivos abre ao público, no dia 27 de Março, uma mostra de crucifixos intitulada “Por nós crucificado”, que estará patente até ao dia 19 de Abril. Nesta exposição, composta por 25 peças, os interessados poderão encontrar «algumas relíquias», a maior parte em marfim, ligadas ao mistério pascal de Cristo que provêm de alguns museus da cidade e também de espólios particulares.

“Por nós crucificado” pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 19h00 e, ainda, aos sábados entre as 15h00 e as 19h00.

Além desta, em colaboração com a Paularte, a comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa promove, entre os dias 3 e 11 de Abril, uma exposição de cruzes paroquiais processionais denominada “A cruz que nos conduz”. Segundo o também director do Museu Pio XII esta mostra que estará patente na “Oficina da Sé”, vai recolher cruzes de diversas paróquias do arciprestado de Braga.

Os interessados podem ver algum do espólio de cruzes processionais que existe no arciprestado bracarense, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 18h00, todos os dias, excepto o domingo, dia 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...