29 de julho de 2009

Caxinas prepara festa ao “Senhor dos Navegantes”


Ponto alto é a procissão no domingo à tarde


A paróquia de Caxinas prepara-se para viver uma semana de festa para celebrar Nosso Senhor dos Navegantes, padroeiro da comunidade. De 31 de Julho a 6 de Agosto, a localidade que é parte integrante da cidade de Vila do Conde, vai ter exposições, provas desportivas, animação de rua, espectáculos musicais e sessões de fogo de artifício, sem esquecer as cerimónias religiosas das quais se destaca a majestosa procissão, no domingo, como ponto alto das festas.
As celebrações festivas em torno de Nosso Senhor dos Navegantes começam, sexta-feira, às 9h30, com a abertura de uma exposição intitulada “Caxinas e Poça da Barca dois mil anos de história”, na cripta de Nossa Senhora da Bonança. Neste mesmo dia, começa o Torneio Juvenil de Futebol de Praia “Senhor dos Navegantes” e à noite realiza-se o Festival Musical com o grupo Curtison.
No primeiro dia de Agosto, sábado, decorre uma caminhada que sai junto da igreja, às 9h00, e estende-se até ao castelo. Os participantes receberão camisolas e chapéus. Os tradicionais jogo da malha e jogo do galo também têm lugar neste dia, assistindo-se ainda à final do torneio de futebol de praia e, à noite, à actuação do Conjunto Roconorte.
O domingo, dia 2, é o principal dia das festas. Às 11h00, tem lugar a missa solene na igreja de Nosso Senhor dos Navegantes. De tarde, às 16h00, sai a majestosa procissão, com 16 andores. que com a participação de centenas de figuras alegóricas e bíblicas, percorrendo o já habitual itinerário apinhado de milhares de pessoas.
Na escadaria da igreja, realizam-se, às 19h00 e às 22h00, as actuações da Banda de Música Pinheirense e do grupo de fados “Rodrigo e Ana Marta”, respectivamente.
Na segunda-feira, dia 3, o Rancho Caxineiro actua, às 16h00, na rua da Praia, no troço virado ao mar.
No dia 4, terça-feira, celebra-se o 24.º aniversário da inauguração/dedicação da igreja do Senhor dos Navegantes, com celebração naquela igreja, às 18h30. Para as 22h00, está previsto um concerto pelo Quarteto dos Solistas da Camerata de Lisboa.
No dia 5, às 16h00, é a vez do Rancho das Caxinas e Poça da Barca actuar na rua da Praia.
No dia 6, quinta-feira, dia do padroeiro, as cerimónias religiosas, que constam de missa solene e sermão, decorrem a partir das 18h30. À noite actua o Conjunto Costa Verde, terminando as festas com uma sessão de fogo de artifício.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...