Diário da Missão Jubilar 4
Já enunciamos a lista dos bispos da Diocese de Aveiro restaurada. Apresentamos, por estes dias, em jeito de síntese, a ação de cada um deles e aquilo que de mais significativo aconteceu durante os seus episcopados.
Para a restauração da Diocese muito contribuiu a ação de D. João Evangelista, junto do papa Pio XI - processo no qual foi muito importante a amizade com o seu antigo condiscípulo cardeal Eugénio Pacelli, futuro Pio XII.
Desde o início, D. João Evangelista revelou profunda preocupação com a formação dos futuros padres, destacando-se a criação do Seminário de Santa Joana Princesa e o seu empenho determinante para a construção do seu atual edifício.
Procurou a unidade diocesana das três parcelas territoriais e populacionais, oriundas das dioceses de Coimbra, Porto e Viseu, estruturando a cúria e outros serviços diocesanos e promovendo também a realização do I Sínodo Diocesano (de 1941 a 1944).
Fruto da sua preocupação pelas famílias mais carenciadas da cidade de Aveiro, criou as “Florinhas do Vouga” que, ainda hoje é uma instituição diocesana de ação social.
Destaca-se ainda a realização do primeiro Curso de Pastoral Paroquial na Curia em 1949, de que veio a resultar a criação do Secretariado de Catequese e a realização do Congresso Catequístico e as Semanas de Estudos Pastorais.
Pe. JAC
Sem comentários:
Enviar um comentário