24 de setembro de 2012

Diário da Missão Jubilar. As belas heranças recebidas: D. João Evangelista de Lima Vidal




Diário da Missão Jubilar 4

Já enunciamos a lista dos bispos da Diocese de Aveiro restaurada. Apresentamos, por estes dias, em jeito de síntese, a ação de cada um deles e aquilo que de mais significativo aconteceu durante os seus episcopados.

Para a restauração da Diocese muito contribuiu a ação de D. João Evangelista, junto do papa Pio XI - processo no qual foi muito importante a amizade com o seu antigo condiscípulo cardeal Eugénio Pacelli, futuro Pio XII.

Desde o início, D. João Evangelista revelou profunda preocupação com a formação dos futuros padres, destacando-se a criação do Seminário de Santa Joana Princesa e o seu empenho determinante para a construção do seu atual edifício.

Procurou a unidade diocesana das três parcelas territoriais e populacionais, oriundas das dioceses de Coimbra, Porto e Viseu, estruturando a cúria e outros serviços diocesanos e promovendo também a realização do I Sínodo Diocesano (de 1941 a 1944).

Fruto da sua preocupação pelas famílias mais carenciadas da cidade de Aveiro, criou as “Florinhas do Vouga” que, ainda hoje é uma instituição diocesana de ação social.

Destaca-se ainda a realização do primeiro Curso de Pastoral Paroquial na Curia em 1949, de que veio a resultar a criação do Secretariado de Catequese e a realização do Congresso Catequístico e as Semanas de Estudos Pastorais.


Pe. JAC

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...