25 de setembro de 2012

Diário da Missão. As belas heranças recebidas. D. Domingos da Apresentação Fernandes




Diário da Missão 5

Sucedeu ao primeiro bispo da restaurada Diocese de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, D. Domingos da Apresentação Fernandes, que foi presbítero da Arquidiocese de Braga (que é também o meu presbitério).

De D. Domingos recordamos a Missão Regional, que envolveu na sua realização leigos, padres, religiosos e bispo diocesano. O bispo definia assim os objetivos desta Missão Regional na sua exortação pastoral O Primado da Evangelização: “Suscitar e renovar a fé, semear a esperança e despertar a caridade autêntica nas comunidades cristãs é retomar a linha de pregação apostólica neste mundo em crise”.

Chegado à diocese aveirense, onde foi bispo durante quatro anos, criou a Fraternidade Sacerdotal para apoio aos padres, instituiu o Seminário de Nossa Senhora da Apresentação em Calvão e promoveu a construção do seu edifício a partir do colégio anteriormente fundado pelo padre António Martins Batista.

Para fomentar a atualização pastoral do clero prosseguiu com as Semanas de Estudos Pastorais.

Por fim, deu grande incremento à catequese com cursos e encontros e a elaboração e promulgação do regulamento diocesano de catequese.


Pe. JAC

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...