28 de agosto de 2015

Santo Agostinho: a paixão da busca!



Tarde te amei, 
beleza tão antiga e tão nova, 
tarde te amei! 
E eis que estavas dentro de mim 
e eu fora, 
e aí te procurava, 
e eu, sem beleza, 
precipitava-me nessas coisas belas 
que tu fizeste. 
Tu estavas comigo e eu não estava contigo. 
Retinham-me longe de ti 
aquelas coisas que não seriam, 
se em ti não fossem. 
Chamaste, e clamaste, e rompeste a minha surdez; 
brilhaste, cintilaste, e afastaste a minha cegueira; 
exalaste o teu perfume, 
e eu respirei e suspiro por ti; 
saboreei-te, e tenho fome e sede; 
tocaste-me, e inflamei-me no desejo da tua paz. 

(Confissões, X Livro, 38)

_________________________________________________________________________
Nada estará perdido enquanto estivermos em busca. 
(De Música 6,23)

1 comentário:

  1. A própria vida é uma busca incessante ,muito lindo este momento de Santo Agostinho ,muitos beijinhos felicidades

    ResponderEliminar

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...