27 de janeiro de 2009

EB1, creche e berçário no Lar D. Pedro V

O Lar D. Pedro V vai ter já no próximo ano lectivo a funcionar nas suas instalações uma escola EB1 e está a trabalhar também na criação das valências de creche e berçário. A informação foi revelada pelo cónego Manuel Azevedo Tinoco, que é presidente da direcção da instituição que inaugurou uma ludoteca, uma obra que contou com o patrocínio do Montepio Geral e que trouxe a Braga o presidente do grupo, António Tomás Correia.
Em declarações, o cónego bracarense referiu que com o encerramento da valência do ATL e da escola estatal e não querendo proceder ao despedimento de pessoal técnico e auxiliar, o Lar D. Pedro V vai avançar com a criação da escola EB1 para a qual já estão feitos os requerimentos junto da DREN e já existe um projecto de obras, assim como está a ser preparado o orçamento desta infra-estrutura que deverá estar concluída em Junho ou Julho deste ano.
Para que a instituição possa ter em funcionamento já em 2009, o primeiro ano do Ensino Básico vai ser necessária uma obra de remodelação das instalações actuais do lar, obras essas que serão «volumosas», segundo as palavras do capitular.
Com a criação das valências de creche e berçário, que só acontecerá depois da EB1, a instituição pretende dar respostas a pedidos e solicitações, principalmente dos pais de utentes da casa. Ter a funcionar no mesmo espaço berçário, creche e ensino básico é uma mais valia para as famílias, disse o responsável da instituição que salientou os esforços feitos pelo Lar D. Pedro V ao nível da educação dos mais novos.
Contudo, os projectos da instituição não se ficam por aqui. Aproveitando as boas relações com o Montepio Geral, o cónego Manuel Azevedo Tinoco adiantou que vai solicitar ao banco apoio e subsídios para algumas das utentes do lar que por terem mais de 18 anos não têm financiamento da Segurança Social. Esse apoio destina-se principalmente às utentes que querem seguir os seus estudos e que estão no Ensino Secundário ou Universitário, revelou.
O Lar D. Pedro V tem actualmente: pré-escolar com 100 crianças, ATL com 60 e internato com 35, entre os 3 e os 18 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...