25 de março de 2009

Padres de Braga criam bolsa para ajudar um estudante de teologia

O Conselho Arciprestal de Braga decidiu ontem, numa reunião que teve lugar no Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese, constituir uma bolsa de estudo para apoiar um estudante de teologia, seja ou não seminarista.
No mesmo encontro orientado pelo cónego Manuel Joaquim Costa, trocaram-se algumas ideias sobre a celebração dos 300 anos do Lausperene ao nível da Arquidiocese para que se possa, mais tarde, delinear um programa de actividades a desenvolver nesse âmbito.
Foi constituída uma equipa arciprestal, formada por pessoas das várias zonas pastorais, que fica encarregada da formação dos leitores. Também se agendou para a semana de 5 a 9 de Setembro, a II Semana Bíblica, entre as 21h00 e as 22h30, no Auditório Vita.
O passeio do Clero do arciprestado de Braga ficou marcado para o dia 14 de Julho.
Ficou também decidido contribuir com 1500 euros para celebrações da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga.
Na reunião foi referido o Simpósio Nacional de Acção Sócio-Caritativa da Igreja, que decorre na Fil (Lisboa), no dia 15 de Maio, assim como o Simpósio do Clero, que decorre em Fátima, de 1 a 4 de Setembro. Também a participação nas comemorações dos 50 anos do Monumento a Cristo Rei, em Almada, foi abordada.
O encontro serviu igualmente para apresentar o livro “Estatutos, normas e directrizes”, editado recentemente pela Arquidiocese de Braga, com a legislação actualizada.
Na reunião foi pedido aos presentes que façam o esforço de em todas as paróquias haver livros litúrgicos actualizados e dignos. A aposta na formação de catequistas e na preparação de pessoas adultas para o Baptismo foi outra ressalva apresentada. A próxima reunião ficou marcada para 26 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...