13 de maio de 2009

Museu da Póvoa de Varzim debate preservação do património


Melchior Moreira e José Paulo Abreu intervêm em debate

O presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, e o presidente da Turel, cónego José Paulo Abreu, participam numa mesa redonda promovida pelo Museu Municipal de Etnografia e História, da Póvoa de Varzim, subordinada ao tema “Preservar e Consumir – o Património e o Turismo”.
A iniciativa que decorre esta sexta-feira, no Museu Municipal, está inserida num programa mais alargado que tem a finalidade de comemorar o Dia Internacional dos Museus, e que é composto por mesas redondas, exposições, feira de artesanato, teatro e música, decorrendo até à próxima segunda-feira, dia 18.
A inciativa, com o título “Turismo e Museus”, começa com a intervenção do cónego bracarense sobre “Património Religioso no contexto da oferta turística”, seguindo-se a de Melchior Moreira sobre “O papel dos Museus na oferta turístico-cultural do Norte de Portugal”.
No sábado, são várias as actividades propostas, com entrada gratuita, sendo que o museu encerra às 24h00. Assim, nesse dia são inauguradas, às 15h00, duas exposições que podem ser visitadas até 31 de Maio. A primeira, “O Turismo no Museu”, vai estar patente no Museu Municipal e é organizada pelo Posto de Turismo. Consiste na criação de um espaço alusivo à Praia e à sua evolução ao longo dos tempos. Por isso, contará com a exposição de materiais como imagens do início do século, panfletos turísticos e ainda a recriação dos pregões utilizados, por exemplo, na venda dos pães-de-leite e da língua-da-sogra.
“O Museu no Turismo” é o título da outra e consiste numa exposição fotográfica sobre a evolução do Museu, podendo ser visitada no Posto de Turismo.
Neste mesmo dia é inaugurada, também, a Feira de Artes, que decorre de acordo com o horário do Museu. Nela participam mais de uma dezena de artesãos poveiros que, para além das camisolas poveiras e dos bordados, se dedicam a artes como a bijutaria e construção bonecos em barro.
Às 16h00 de sexta, sábado e domingo, é a vez do teatro, com uma sessão de marionetas intitulada “O Homem que falou com os peixes”, que vai buscar a sua inspiração aos costumes poveiros, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora.
A música estará igualmente presente ao longo destes três dias, com um concerto ao vivo no sábado às 21h00, e no domingo e segunda, às 17h00, pelos alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...