23 de maio de 2009

Novo livro de Silva Lima é só «aparentemente» um manual


“Fazei Vós, também” apresentado ontem em Braga

O mais recente livro de José da Silva Lima é só «aparentemente» um livro para estudantes de teologia, destinado a alunos que estão a fazer o percurso académico para serem sacerdotes e clérigos. Esta foi a primeira afirmação de José Luis Corzo Toral, do Instituto Pastoral de Madrid, proferida ontem à tarde, em Braga, na sessão de apresentação de “Teologia Prática Fundamental. Fazei Vós, também”, da autoria daquele docente da Faculdade de Teologia de Braga.
Perante uma plateia de amigos e familiares do autor e de docentes e alunos da Universidade Católica, com destaque para a presença de D. Jorge Ortiga e D. Eurico Nogueira, o docente espanhol salientou a criatividade do autor, num «esplêndido livro» que vai contra todos os «costumes deste tipo de manuais» e desenvolve a temática da teologia prática com «absoluta originalidade».
Corzo Toral acentuou que a originalidade de Silva Lima começa logo pelo modo como abre o livro, com um capítulo dedicado à Eucaristia, que é a primeira acção da Igreja que a constitui e configura.
Mas a criatividade manifestada no decurso do volumoso livro de Silva Lima revela-se noutros pontos que Corzo Toral – que esteve no júri das Provas de Agregação a que o autor se submeteu recentemente na Faculdade de Teologia – apontou aos presentes. «Ao autor não falta imaginação criativa, nem qualidade narrativa nem qualidades de escritor», afirmou. Essa criatividade é compaginada com os textos bíblicos (de onde retirou o subtítulo do livro) e com a história lusitana, concretamente no capítulo dedicado a São Martinho de Dume e ao Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires. A utilização de imagens da Igreja, incluídas no Novo Testamento, o aprofundamento do Concílio Vaticano II, em especial a Constituição Dogmática “Gaudium et Spes”, e ainda as ideias e chaves pastorais de João Paulo II são factores que contribuem para a originalidade do livro ontem apresentado.
Numa sessão marcada pela leitura de alguns trechos do próprio livro, Corzo Toral destacou também que a obra de Silva Lima está aberta não só à leitura por parte de futuros padres, mas também à dos cristãos comprometidos ou dos que têm interesses culturais e religiosos.
Além do mais, “Fazei Vós, também” é, segundo o docente espanhol, um «livro muito oportuno para os bispos», chegando, em alguns momentos, a ser «um manual do ministério episcopal».

Colecção enriquecida
com escritos
de docentes de Braga
Antes da apresentação, João Duque manifestou a alegria da Faculdade de Teologia por mais um docente do núcleo de Braga contribuir para a Colecção de Estudos Teológicos da Universidade Católica. O director adjunto da Faculdade de Teologia referiu que o livro de Silva Lima é a quinta participação de docentes de Braga nessa colecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...