19 de dezembro de 2009

IV Domingo do Advento: Ele está à porta...




Acolhei


Um nome, mais que designativo, é uma missão!
“Deus salva” porque Jesus nasce.
É essa a sua missão: fazer que Deus salve.


Mas, para cumprir a missão
Jesus precisa de nós.


E o que pede?


Abertura de coração,
acolhimento de pessoas.
Quer que abramos as portas e janelas da nossa casa interior.


Não basta, contudo, abrir para acolher.
É necessário preparar, fazer limpezas,
colocar flores, preparar o banquete,
arranjar um presente...


(Maria acolheu Jesus no seio...
José acolheu Maria (com Jesus) em casa...
Nós acolhemos Jesus, com Maria e José, na nossa casa, no nosso coração).


É assim que quero preparar o meu coração
para que no silêncio e na simplicidade do presépio familiar
eu possa acolher e celebrar
um nascimento amoroso:
o de Deus feito Menino, Salvador.




JAC 2007
____________________________



________________________________________

Como Maria


Senhor precisas de mim
como precisaste de Maria
e queres contar comigo nos teus projectos.


Sabes os meus dons, as minhas forças e fraquezas.
Também sabias as de Maria,
e mesmo assim olhaste-a como cheia de graça
Porque cheia de Ti.


Mas, ao contrário da Senhora, eu hesito,
Distraio-me, ando atarefado,
apressado e atolado em mil e uma coisas.


Maria é serena, acolhe-Te sem reservas.
Toda inteira se entrega a Ti:
Um Sim generoso e fiel.


Preciso da coragem de Maria
Pronta a entregar-se, a doar-se por amor
E não por vanglória.


Vem nascer em meu coração.
Mesmo que não seja como o de Maria
Transforma-o à Tua e à sua imagem.


JAC 2008

Refulgir a Luz. [João Baptista]

João Batista é “a voz que clama no deserto, que “aplaina o caminho do Senhor”. Ele foi enviado por Deus como precursor e como “testemun...