25 de maio de 2010

O Papa veio a Portugal. E agora?


É legítima esta pergunta, agora que o Papa foi para Roma, depois de ter estado em Portugal durante quatro dias. Houve muito interesse, muita cobertura mediática, centenas de milhares de pessoas o ouviram, os media seguiram a par e passo e até as altas figuras do Estado participaram nas celebrações. Houve festa e emoção!
Mas, como tinha de ser, o Papa foi embora. E agora? Deixou desafios à Igreja, à cultura, à política, à sociedade civil portuguesa. O que vai mudar daqui em diante?
Esperemos que a visita de Sua Santidade não tenha sido só “fachada”, não só dos que a viram e seguiram como uma visita normal de um Chefe de Estado, mas também dos cristãos. Para esses, esta visita tem de ficar gravada no coração para que a mensagem se faça vida. Assim o espero a começar por mim.
Desde já estou a ler, para meditar, todos as suas intervenções em território português. Ninguém ama o que não conhece.

1 comentário:

  1. Olá Jac.
    Era imensamente bom, que nada ficasse igual.
    Mas "nós" sofremos, quase todos, da mesma doença, o esquecimento.
    O Papa trouxe-nos com que, uma "lufada" de esperança.
    Que o entusiasmo vivido não fique esquecido, mas, seja agora desafio a continuarmos como cristãos, empenhados, convertidos e principalmente verdadeiros no que fazemos e dizemos.
    Só assim edificaremos a Igreja.

    Como nos disse o Papa:
    "só seguindo Jesus é que se encontra o verdadeiro sentido da vida e, consequentemente, a alegria verdadeira e duradoura"

    Abraços

    ResponderEliminar

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...