25 de maio de 2011

O "Milagre" do Sol. Movidos de entusiasmo

Este ano, a peregrinação era para dar graças ao Senhor pela beatificação de João Paulo II, o Papa de Fátima.

Mais de 200 mil peregrinos (diz a GNR), 288 padres e 23 Bispos, para além de muitos grupos organizados, vindos de 24 países.

Presidiu o cardeal Sean O’Malley, Arcebispo de Boston (USA), franciscano capuchinho, de 66 anos.
Destaco alguns «halos» à volta da sua homilia:

No noite do dia 12:
- A mensagem de Fátima é crucial num mundo abalado pela violência, e onde a morte de Bin Laden lembra o confronto entre o ocidente cristão e os expoentes radicais do islão.
- Maria vai ajudar a fazer a ponte entre cristianismo e islão.
- O holocausto, a bomba atómica, as duas guerras mundiais, o aborto e a eutanásia legalizados, a par do nascimento do comunismo, nazismo e fascismo, fizeram do século XX o mais sangrento da história.

No dia 13:
- João Paulo II sobreviveu ao atentando de 1981, no Vaticano, para ser instrumento de Deus para derrubar a Cortina de Ferro e para que acabasse a opressão política do comunismo no mundo,

- No nosso mundo, muitas vezes a multidão afasta as pessoas de Deus,  impede-as de aproximarem. A pressão do grupo, a opinião pública, a cultura materialista da morte que nos envolvem… afastam muitas vezes as pessoas de Deus.
 - Assim como a multidão afasta as pessoas de Deus, a comunidade de fés, a família dos discípulos  aproxima as pessoas de Deus, ajudando a ultrapassar os obstáculos que se interpõem no caminho.

-  Hoje, como noutros tempos, os pais enfrentam terríveis ameaças contra os seus filhos, por parte dos que lhes querem vender droga, dos média que fazem do sexo livre algo de desejável, dos materialistas e ateus que lhes dizem que vivemos só de pão… Quantos tentam matar espiritualmente as nossas crianças!
- O cardeal referiu-se ainda aos “incontáveis deslocados, aos sem-abrigo embrulhados nos vãos das portas e dormindo sobre as grelhas do metro e aos 27 milhões de refugiados que vagueiam pela terra nos dias de hoje".

Muitas emoção, muitas palmas...
E mais algumas curiosidades para a longa lista do número 13, que circula por aí, relacionada com João Paulo II.
Neste dia 13 de Maio, 13 dias depois da beatificação de João Paulo II, o Papa de Fátima, coincidindo com a apresentação do vídeo de 13 minutos «Todo Teu, todo nosso». aconteceu o «milagre»:
à volta do Sol forma-se um anel de luz, qual arco-íris... Fenómeno natural (o YouTube está cheio de vídeos desse fenómeno). Mas... a coincidência. o entusiasmo levaram a gritar: Milagre!

Notícia desenvolvida pela TV FATIMA:
http://www.tvfatima.com/portal/index.php?id=1906

A notícia na SIC, que até se esqueceu de apresentar imagens do Sol.
http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2011/05/13/20110513_fatima.mpg


Texto partilhado por frei Acílio Mendes

3 comentários:

  1. Padre JAC
    O Seu texto é apelativo, leva-nos a tomar consciência dum tempo em que vivemos, cheio de escolhas multipas e em que se deve saber o que se pode e deve escolher.
    Realmente é o mundo das contradições.
    Mas aonde há Fé, há milagres e eu digo mais que milagres extraordinários o milagre de viver o dia á dia com Jesus.
    Abraço fraterno Utilia

    ResponderEliminar
  2. Tive a graça de presenciar esse acontecimento, que apesar de não poder ser considerado milagre não deixa de ser uma grande graça de Deus, nesse dia e nessa hora, mostrando ao mundo que o Beato João Paulo II está com Fátima, sempre a teve no seu coração e nesse dia abençoou-a através do sol.
    Senti-me privilegiada por estar lá, em Fátima, onde Nossa Senhora apareceu e deixou a mensagem de Deus ao mundo. Só acredita quem quer, eu acredito que Deus esteve ali, que Ele abençoou o Seu povo e lhe deu a conhecer que o recente Beato é realmente um grande Santo.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhosa a sua partilha, mais abrangente.

    Nada acontece por acaso.

    Que Deus N. Senhor o guarde, ilumine e guie.

    ResponderEliminar

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...