30 de dezembro de 2011

Advento-Natal 2011-2012. Ano Novo




Santa Maria Mãe de Deus
Ano Novo
Dia Mundial da Paz
Maria
guardava
tudo
no seu coração!




Um ano novo começa. A aprendizagem a partir do Presépio continua.
Neste fim-de-semana, vamos guiados pelos pastores a ver o Menino nascido em Belém.
Os pastores são homens do campo, simbolizam a simplicidade e garantem que Deus acolhe a todos, sem se importar com a sua condição social. Para todos, Deus tem uma missão, por muito simples que sejam os instrumentos.
Uma vez mais resulta imperioso confirmar a certeza de que Deus nunca escolhe os capazes mas sempre capacita os escolhidos.
Para compreender, ainda que nunca totalmente, o mistério inaudito de um Deus feito como nós, apenas porque quer ser como nós, precisamos da humildade destes pastores.
Ano novo, vida nova. É sempre hora de recomeçar e estamos sempre a tempo!

Os pastores vieram, correndo.
Correndo, gastamos nós a vida
para conseguir o que ansiamos.
Se chegássemos a Ti correndo
com certeza nos mostravas
que Tu és a calma e a paz.
O presépio é o lugar da primeira mensagem,
é a marca do Teu estilo:
És simples e pequeno!
Nós que pensamos que somos o que temos,
temos de aprender Contigo
que viver é ser pobre e humilde.
Faz-nos pequenos e simples como os pastores.
Como Tua Mãe, faz-nos guardar tudo no coração.
Santa Maria Mãe de Deus, olha por nós!




Renascer

Quando eu deixar
aquilo que estorvar
e seguir aquela luz
que me seduz…

Quando me livrar
e puder renunciar
a tudo o que não conduz
a Ti, ó meu Jesus…

Então serei capaz
de ao mundo levar paz,
e assim poderá nascer
um novo modo de viver.

E os homens poderão
vencer toda a solidão
e só Deus triunfará.

Pensando com a razão
amando com o coração
será novo o Amanhã!

Pe. JAC

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...