19 de novembro de 2013

Retiro espiritual: Viagem com Jesus a caminho de Jerusalém




Primeiro quadro: condições exigentes(Lc 14, 25-33)

No caminho, Jesus dirige-se para Jerusalém acompanhado pelos discípulos incondicionais, que já deram o primeiro passo, e por uma grande multidão curiosa e que ainda não tomou uma decisão.

Será que todos eles podem "embarcar" com Jesus na aventura do Reino?
Quais são as exigências para isso?

1. Preferir Jesus à família: não é odiar, não é prescindir; é dar o lugar primeiro e mais fundamental a Jesus.

2. Preferir Jesus à própria vida: é carregar a Cruz, deixando uma vida egoísta que se absolutiza a si mesma; é viver doando-se.

3. Preferir Jesus aos bens materiais: é impedir que os bens e o apego aos bens materiais nos impeçam de ver as pessoas e a Cristo.

São bem radicais as palavras de Jesus. Sem "paninhos quentes" e sem "papas na língua". Só pode ser discípulo de Jesus, em qualquer tempo, quem estiver disposto a renunciar.
A proposta é para todos, mas será que todos estão dispostos a aceitar este caminho?

Que lugar ocupa Cristo na minha vida? Se Ele não tiver a primazia das primazias, o lugar primeiro, se eu não permanecer em Jesus, mesmo como padre, corro o risco de me tornar "um solteirão amargo e rabugento, que bebe vinagre ao pequeno almoço e o expele na relação com os demais em todas as horas do dia".



Pe. JAC

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...