21 de novembro de 2013

Retiro espiritual: Viagem com Jesus a caminho de Jerusalém (V)






Quinto quadro: enviados por Jesus (Lc 10, 1-21)
No início da viagem para Jerusalém, Jesus envia 72 discípulos, dois a dois, diante de si.
São enviados de lugar indefinido e chegam, alegres, a lugar indefinido. Melhor: são enviados desde Jesus e chegam a Jesus. É quanto me basta saber. Eu também sou enviado desde Jesus e é sempre a Ele que devo regressar. Parte-se de Jesus e chega-se a Jesus! Porque é Dele a obra, é Dele a missão.
Não sou enviado como freelancer. Vou em comunidade, em nome da comunidade dos discípulos do Mestre que anuncia o Evangelho.
No caminho da missão, esperam-se dificuldades. Somos enviados como cordeiros para o meio de lobos, confiados de que Deus, por Jesus, é o intrépido pastor que guarda o seu rebanho.
Não devo partir carregado de quinquilharia. Devo confiar na força operativa da Palavra.
Devo anunciar paz a todos, ou melhor, devo anunciar a Paz, que é Jesus Cristo.
No regresso, não me devo vangloriar, porque não é minha a obra, não são meus os frutos, mas de Deus, que opera por mim, seu instrumento. Sou mero "soldado raso" que faço tudo quanto posso...
Senhor, envia-me cada dia a levar Paz.
Sê a minha fortaleza diante das dificuldades.
Confio em Ti e confio na Tua Palavra,
Que opera maravilhas nos corações dóceis e disponíveis.
E depois de fazer tudo quanto me pedes,
Consciente da minha fraqueza e fragilidade,
Deixa-me dizer, com toda a humildade:
Sou servo inútil, fiz o que devia!


Pe. JAC

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...