24 de maio de 2009

"Directa com Deus" cativou 700 jovens





Jovens responderam em massa
e “aguentaram” até ao Sameiro

Cerca de 700 jovens responderam ao apelo lançado pelo Grupo Peregrinos que organizou e promoveu anteontem à noite a III edição da Noite UP’S – Upa para o Sameiro. Os participantes deram, desta forma, uma resposta cabal ao mote “Será que aguentas?”, que serviu de tema geral desta peregrinação nocturna, superando os objectivos da organização.
As principais ruas da cidade de Braga ganharam nova e diferente vida. Segundo afirmou Paulo Barbosa ao Diário do Minho, depois de lançado o desafio, que se trata de uma «proposta cristã radicalmente diferente», os participantes «mostram-se à altura», havendo, durante a noite, «tempo para pensar, reflectir, rir e ser-se surpreendido».
A noite iniciou-se com a apresentação dos diferentes grupos presentes, desde Lisboa aos do Norte do país. Alguns temas paulinos foram dramatizados com pormenor, não faltando sequer os cavalos nas passagens retratadas na Escritura relativas ao Apóstolo. S. Paulo esteve ainda numa apresentação “em directo” com os jovens a pressagiar o quão proveitosa poderia ser o início de uma caminhada sem dormir.
Depois da abertura, D. Jorge Ortiga presidiu à Eucaristia na igreja de Tibães, que foi concelebrada pelos padres dos vários movimentos implicados na organização da iniciativa. O coro da missa de Finalistas animou a celebração.
Nas ruas a caminho do centro da cidade, os grupos de Jovens em Caminhada brindaram os presentes com alegorias referentes à temática paulina, desde a sua conversão – ou experiência a caminho de Damasco – até às dificuldades que sentiu em evangelizar os não crentes.
Já com a noite longa, o Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo acolheu os participantes, na única igreja da arquidiocese dedicada a S. Paulo, que foi palco de várias manifestações religiosas pensadas para jovens e levadas a cabo pelos Jovens Sem Fronteiras.
Por volta da 05h00, o Parque da Ponte de S. João, preparado a rigor pelos jovens de S. Mamede d’ Este, acolheu o momento “Blog do Paulo” que foi um dos muitos momentos em que os participantes tiveram um papel activo na noite.
Na Rodovia, o jesuíta João de Brito lançou os pontos de oração que auxiliaram os peregrinos a encararem com fé, o trajecto seguinte que levou até ao Bom Jesus do Monte.
Já no alto do Sameiro, ao romper do dia, e “quando as pilhas teimavam em apagar-se”, os jovens ainda encontraram força interior para um encontro com Nossa Senhora.
Segundo uma das peregrinas, «o mote “Será que aguentas?” numa “directa com Deus” é uma questão fulcral para grande parte dos participantes, pois muitas vezes duvidámos de nós mesmos, da nossa fé, e, só quando colocados à prova, é que vamos descobrindo até onde vamos, o que somos e o que podemos ser».
Paulo Barbosa, um dos pioneiros na organização desta iniciativa, salientou o modo ordeiro e correcto que decorreu a peregrinação, apesar de um ligeiro atraso. Passada que está a Noite UP’S, o Grupo de Peregrinos, agradecendo o apoio e a participação de todos, deixou já o convite para as próximas actividades, concretamente o Hi-God. Será que os mesmos vão responder?

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...