26 de dezembro de 2008

Semana de Estudos Teológicos incide em Paulo de Tarso

Auditório Vita, entre 28 e 30 de Janeiro
Texto: José António Carneiro

“Paulo de Tarso, quem és tu? O passado e o presente do Apóstolo das Nações” é o tema escolhido para a XVII Semana de Estudos Teológicos, organizada pela Faculdade de Teologia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa. A iniciativa que decorre pela primeira vez fora das instalações da faculdade, tem lugar entre os dias 28 e 30 de Janeiro, no Auditório Vita, do Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese de Braga.
As inscrições para esta iniciativa estão abertas até 18 de Janeiro. Além da Faculdade de Teologia colaboram nesta organização o Departamento Arquidiocesano para a Formação Permanente de Presbíteros, a Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia e a Revista Cenáculo.
Do programa estabelecido registe-se que, tal como estava anunciado, algumas das conferências e respectivos conferencistas repetem-se nas sessões de formação sobre São Paulo que acontecem em Lisboa, no dia 27 de Janeiro, e, no Porto, nos mesmo dias que em Braga.
Na “cidade dos Arcebispos”, o primeiro dia dos trabalhos é dedicado a “Paulo de Tarso e o seu tempo”. João Duque, director-adjunto da Faculdade de Teologia, profere a palavra de abertura, seguindo-se uma intervenção sobre “Paulo, antes e depois, Panorâmica dos contextos paulinos” por Carlos Arbiol, da Faculdade de Teologia da Universidade de Deusto (Bilbao)
José Tolentino de Mendonça, padre e professor em Lisboa, finaliza o primeiro dia com uma conferência intitulada “A palavra como auto-retrato”.
“Olhares contemporâneos sobre São Paulo” é o tema do segundo dia. Isabel Varanda, intervém neste dia 29, sobre “Como falar hoje da Morte e do Além? Ressonâncias paulinas”. Depois do intervalo, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, aponta “Tópicos actuais de uma pastoral paulina”.
No último dia, 30 de Janeiro, Johan Konings, da Faculdade de Teologia de Belo Horizonte (Brasil), profere uma conferência sobre “Paulo e Jesus. Luz sobre uma questão fundamental” e a apresentação dos “Eixos maiores da teologia paulina”, por José Carlos Carvalho, da Faculdade de Teologia do Porto, encerra esta edição da Semana de Estudos Teológicos.
Na Faculdade de Teologia do Porto, as diferenças ao nível do programa são poucas. Destaque para o último dia que tem como tema “Saulo e Paulo: ruptura ou continuidade?” que conta com a presença do Bispo Auxiliar de Braga D. António Couto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...