23 de abril de 2009

Dia Arquidiocesano da Juventude decorre em Famalicão

“Viajar com S. Paulo nas sendas da Palavra”

A cidade de Vila Nova de Famalicão acolhe este domingo mais de um milhar de jovens provenientes dos arciprestados da Arquidiocese de Braga para a celebração do Dia Arquidiocesano da Juventude.
“Viajar com S. Paulo nas sendas da Palavra” é o tema da jornada que pretende ser de reflexão e de formação, mas também de convívio e divertimento entre os jovens. «Jogar e aprender para apreender Paulo» poderia ser o lema deste dia, segundo revelou o padre José Carlos Vilas Boas.
O dia arranca às 9h00 com o acolhimento a todos os participantes, junto à Casa das Artes, na cidade famalicense. «Música e alegria são os ingredientes indispensáveis para acolher», referiu o responsável do Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Juventude. Este momento de acolhimento servirá ainda para se preparar e ensaiar os cânticos e os momentos da celebração eucarística, que acontece logo de seguida, às 10h00, e é presidida pelo padre Vilas Boas.
No final desta, começa a “Viagem com S. Paulo”. Os grupos vão embarcar para passar por diversas cidades alusivas à vida do Apóstolo dos Gentios. Segundo o responsável do Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, «em diversos pontos da cidade de Famalicão estarão assinaladas algumas das cidades relevantes na vida e na actividade apostólica e missionária de S. Paulo».
Nestes pontos previamente indicados, serão trabalhadas diversas vertentes de Paulo, a partir do cartaz relativo ao Ano Paulino. «Serão momentos de reflexão e de procurar algumas respostas para as dificuldades existentes ao nível do conhecimento de S. Paulo», apontou o sacerdote.
Esta viagem com o Apóstolo, feita por grupos, durará até por volta das 15h00, para que 30 minutos depois todos os participantes possam estar de novo junto à Casa das Artes, onde será feito um novo trabalho, particularmente a partir das datas mais importantes da vida de S. Paulo. «A ideia é – segundo o coordenador da iniciativa – ver o Paulo do seu tempo como provocação para os dias de hoje».
Será também este aspecto que se tentará ressaltar na encenação que os Jovens em Caminhada vão apresentar com o tema “Para mim viver é Cristo”.
Ainda antes do fecho da jornada, o Bispo Auxiliar de Braga, D. António Couto, dirige uma mensagem a todos os participantes do encontro. No final, serão entregues as recordações do dia.
De registar que neste momento o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil entregará o cartão de animador aos primeiros 14 jovens da diocese que terminaram a formação que o departamento propõe. Actualmente, mais de 40 jovens estão também em formação, completando o curso em três níveis estabelecido pelos responsáveis arquidiocesanos.
O dia encerrará com um concerto de música de inspiração cristã a cargo de um padre espanhol. D. José é o nome artístico do sacerdote que actuará em Famalicão entre as 16h00 e as 17h30.

Este ano não há “Fátima Jovem”
A actividade anual que leva, por norma, milhares de jovens portugueses ao Santuário de Fátima, designada Fátima Jovem, não irá acontecer este ano, revelou o padre Vilas Boas, porque o departamento nacional está inactivo e porque os responsáveis diocesanos ligados à Pastoral de Jovens querem reformular essa actividade. Entretanto, nos dias 1 e 2 de Maio, em Fátima, os departamentos diocesanos da Pastoral Juvenil reúnem-se com o intuito de repensar essa actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...