1 de julho de 2009

Braga acolhe a mais abrangente associação de apoio a deficientes


“Nunca! Mas! Nunca Desistas” foi ontem oficializada


A cidade de Braga tem, desde ontem, a sede da mais abrangente associação destinada a apoiar pessoas com deficiência. A Associação “Nunca! Mas! Nunca Desistas” foi ontem constituída por escritura pública e resulta de um sonho de João Paulo Correia, um jovem portador de deficiência motora, o primeiro a conseguir uma medalha de ouro para Portugal, na categoria de Atletismo em cadeira de rodas, nos Jogos Paraolímpicos, em 2003.
João Correia assegurou, à margem da cerimónia da assinatura que permitiu a constituição da associação, que o princípio basilar é apoiar todas as pessoa com deficiência em todas as idades. É esta base e este princípio que leva o presidente a sustentar que a Associação “Nunca! Mas! Nunca Desistas” é a mais abrangente em território nacional, porque as respostas existentes ao nível da deficiência são muito direccionadas e sectoriais.
João Correia disse que a constituição da associação se trata de um primeiro passo, uma vez que, daqui a um ano, «esperamos constituir esta associação como fundação».
Por um lado, a associação pretende ajudar as pessoas deficientes com cuidados médicos, de saúde, particularmente ao nível da fisioterapia, mas a sua missão vai mais adiante ao pretender ser «uma palavra amiga e encorajadora» para as pessoas isoladas, em virtude de qualquer deficiência.
Outra vertente que a Associação “Nunca! Mas! Nunca Desistas” tem passa pelo apoio a atletas paraolímpicos. «Deparei-me com muitas dificuldades de ser atleta paraolímpico» disse João Correia, denunciando que «a legislação para proteger estas pessoas é quase inexistente».
Nesta linha, a associação nasceu das próprias dificuldades sentidas por João Correia e da constatação de que existem muitas pessoas portadoras de deficiência com as mesmas dificuldades e sem qualquer apoio.
Para já a associação conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga, embora estejam já acordadas várias parcerias com Juntas de Freguesia do concelho.
A Associação “Nunca! Mas! Nunca Desistas” está sediada no Mercado do Carandá e pretende de momento atender as pessoas e proceder ao encaminhamento para as entidades capazes de responder às suas necessidades. Todavia, no futuro, «queremos ter uma equipa capaz de tratar e atender cada pessoa nos nossos espaços», e isso deverá ser conseguido com a constituição da fundação.
Finalmente, os responsáveis não fecham a porta à possibilidade de alargar a associação a um âmbito nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...