2 de agosto de 2009

Faculdades da UCP-Braga leccionam primeiro doutoramento em religião


Teologia, Filosofia e Ciências Sociais unidas em projecto piloto



“Estudos da Religião” é a designação de um curso de doutoramento que vai ser leccionado através de um projecto piloto que junta as Faculdades de Teologia, de Filosofia e de Ciências Sociais, do Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa (UCP). A informação, avançada ao Diário do Minho por João Duque, refere ainda que se trata do primeiro doutoramento na área em Portugal, embora esta seja uma área científica muito comum no estrangeiro.
Os objectivos desta leccionação, que tem as inscrições abertas na secretaria da Faculdade de Filosofia, passam por porporcionar um contexto adequado para uma investigação multidisciplinar sobre o fenómeno religioso. Além disso, as três faculdades de Braga da UCP pretendem potenciar uma abordagem interdisciplinar do fenómeno religioso e proporcionar formação altamente qualificada.
Segundo a informação enviada ao DM, a leccionação da parte curricular terá lugar às sextas-feiras à noite e sábados de manhã, sendo que ocorrerá em dois semestres que abordarão temas como História das religiões nos mundos clássicos e lusófonos, Religião no pensamento e na literatura lusófonos, Pensamento pós-secular, Religião e violência, (Des)Encontros contemporâneos entre religião e ciência, Religião e tolerância: desafio educativo, Religiosidades contemporâneas: aproximações psico-sociológicas e Religião, multiculturalidade e laicidade. Depois, os restantes semestres destinam-se à elaboração da dissertação e ao respectivo seminário de acompanhamento.
Para leccionar o novo doutoramento sobre religião, as três faculdades contam com um vasto leque de docentes composto por um catedrático (Pio Alves de Sousa), um com provas de agregação prestadas (José da Silva Lima) e vários professores associados, auxiliares e assistentes das três faculdades bracarenses da UCP: Alfredo Dinis, Manuel Sumares, João Duque, José Gama, Isabel Varanda, António de Sousa Fernandes, José Paulo Abreu, José Carlos de Miranda, José Martins, José Dias Costa, Joaquim Machado, Diana Vallescar, Fabrizia Raguso e Joaquim Félix de Carvalho.

Grupo de investigação
sobre situação religiosa
no Norte do País
Entretanto, na Faculdade de Teologia de Braga, as novidades para o próximo anos lectivo não se ficam por aqui. Como já tinha sido anunciado há alguns meses, vai começar também uma especialização em Teologia Pastoral/Prática.
Esta nova formação pode conferir, conforme a frequência do curso, o doutoramento em Teologia Pastoral (frequência completa de oito semestres com a apresentação de tese de doutoramento), ou pode conferir licenciatura canónica ou o grau de mestrado especializado em Teologia Pastoral (frequência da parte curricular com elaboração de dissertação intermédia, no final do 4.º semestre).
Segundo o director adjunto da Faculdade de Teologia pretende-se impulsionar o desenvolvimento desta área, especificamente em Braga. João Duque sublinha ainda que um dos objectivos no novo curso é a criação de um grupo de investigadores para analisar a situação sócio-religiosa na região norte do País.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...