21 de outubro de 2009

Coitado de ti, ó saramago, a falar para os peixes!



Como partilha que tirei daqui

Um pouco de Bíblia, retalhada, cosida e interpretada ao gosto popular, uma pitada de teoria da conspiração, mais a Inquisição, inveja a Roma, anti-papismo primário, insinuações pornográficas, umas manchas de incesto e parricídio, mais histórias de seminário e crimes do Padre Amaro e eis que temos sucesso editorial garantido, de Dan Brown a Saramago. A receita vence desde o século XVIII. As pessoas gostam do sórdido, escaldam de entusiasmo com grandes mentiras, inebriam-se com o apedrejamento de tudo quanto inspire ordem, hierarquia e autoridade.


Espanta-me que muitos ainda se alvorocem com um sub-género que nunca reuniu predicados elementares de integridade, que se repete e daí não sai. Espanta-me também que Saramago, em vez de Caim, não escolhesse a figura de Onan, mais conforme a expectativa de quem o lê.


Tanta indignação contra Saramago e tanta invectiva e desabafo acabam, como pedem as regras do mercado, por atrair clientes. Ora, tenho a certeza absoluta que nove em dez daqueles que compraram o Evangelho segundo Jesus Cristo o não leram e aqueles restantes que o fizeram não compreenderam coisa alguma. A obra é ilegível e deixa de ter piada a partir da segunda página, pois da abolição das regras de pontuação nascem o caos intelectivo, enunciativo e dialógico, que juntos, permitem a fruição de um texto, literário ou não. Mutatis mutandis, escrevam uma receita culinária sem virgulas, pontos finais e parágrafos e provocarão grandes indisposições que terminarão numa consulta de gastroenterologia. Assim é a obra de Saramago, sem tirar.


Depois, Saramago sofre de monomania religiosa, de doença da santidade invertida. Se literariamente é hoje um zero, também não possuiu qualquer autoridade em "Ciências da Bíblia". É um amador e como todos os amadores possui atevimento proporcional à ignorância. Tenho a absoluta certeza que o homem não sabe uma palavra em latim, nunca leu um tratado de apologética e desconhece coisa tão elementar como a Enciclopédia Católica. Depois, por tudo o que vai dizendo - deixai falar um ignorante, pois nunca devemos impedir um tolo de se enredar nas suas próprias palavras - parece confundir Teologia, Bíblia e História Eclesiástica. Se, em vez de o atacarem, o confrontassem com o seu [des]conhecimento, melhor serviço fariam. Infelizmente, parece haver uma lei de ouro nestas lutas sem interesse e sem consequência.


Saramago vai voltar a escrever sobre o tema. Está a queimar inutilmente os últimos dias da sua passagem por esta vida escrevendo coisas votadas ao esquecimento. É uma pena, pois se o Memorial tinha o seu quê de curioso e o Levantados do Chão ecoava o que de humano havia no Neorealejo, estas coisas são, como o foram os panfletos de Oitocentos, mero lixo doméstico.

Miguel Castelo Branco

Outros textos para ler

Mau costume, Joaquim Franco

2 comentários:

  1. Acabei de deixar o seguinte num outro blog, (deve servir para aqui... é que sinceramente já me está a cansar este tema):

    Há que entender as palavras de Saramago como palavras de um ATEU que é. E para um ateu, o fenómeno religioso é encarado como alienação, estruturas de poder ou superstições, que não humanizam e que, por isso, têm de se eliminar.
    É claro que ele não sabe o que diz, porque o que diz é apenas a sua visão de ateu.
    A forma de entender a fé é diferente de pessoa para pessoa, consoante seja cristão, liberal, ateu, ou teocrático.
    Os ateus e os teocráticos estão nos extremos, são os radicais. Para os primeiros não há Deus e para os segundos tudo é permitido fazer em nome de Deus.

    Se somos cristãos, sigamos a Cristo sem medo do que nos possam acusar e sem problemas de ouvir opiniões divergentes.
    Pena é que alguns ditos cristãos fiquem abanados por palavras loucas assim, pois esses eu incluí-los-ia mais no grupo dos liberais que acham que a fé é do domínio privado e pessoal de cada um, e nestas situações nem sabem bem o que pensar...

    Lembrei-me da oração de Sta Tereza:
    "A Jesus Cristo segue com peito grande e venha o que vier
    Nada te perturbe."
    ____

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. totalmente de acordo contigo zé .
    este saramago é um ignorante que não sabe o que diz .
    e toda a polémica que se formou só o ajuda a vender mais livros .

    ai , saramago , o sr. já tem idade para ter juizo !
    não acha que tá na hora de pegar mas é no terço e rezar ?
    é que assim já parava de dizer tanta burriçe .

    beijinhos

    ResponderEliminar

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...