30 de março de 2009

Levar Cristo ao mundo




D. António Couto encerrou visita pastoral a Lomar

A mensagem do Bispo Auxiliar de Braga deixada ontem, na conclusão da visita pastoral à comunidade de S. Pedro de Lomar, foi incisiva para todos os cristãos daquela paróquia do arciprestado de Braga, particularmente para os 58 que receberam o Sacramento da Confirmação. «Não vos contenteis em guardar Cristo para vós», disse D. António Couto, para logo de seguida desafiar: «Levai Cristo ao mundo».
Ao grupo de pessoas, jovens e adultos, que recebeu o Crisma, o Bispo Auxiliar pediu compromisso e empenho no anúncio da Boa Nova ao mundo deste tempo, acompanhado de um «enamoramento» cada vez maior por Jesus Cristo. Durante a homilia, o prelado foi exortando que cada vez mais se vá conhecendo Jesus, no íntimo, no interior e não apenas no exterior.
Numa celebração de cerca de duas horas, houve tempo para D. António Couto reforçar a importância da Bíblia. Na Sagrada Escritura pode conhecer-se Jesus, mas também pela Sagrada Escritura se pode e deve anunciar Jesus. Por isso, é necessário primeiro conhecer a Bíblia e depois, a partir dela, falar de Cristo ao mundo.
Com D. António Couto estiveram, no presbitério, o padre Adérito Ribeiro e o padre António Mariz e, ainda o diácono permanente Lino Santos. A celebração foi animada pelo grupo coral paroquial e contou com a numerosa presença das crianças e adolescentes da catequese.
A celebração foi marcante e significativa para os presentes que encheram a igreja paroquial de Lomar. O grupo de 58 pessoas que recebeu o Sacramento da Confirmação teve oportunidade de, no momento de acção de graças, manifestar o seu contentamento e o seu agradecimento. «Obrigado por estarmos aqui e por confirmarmos a nossa fé» foram as palavras da mensagem encenada depois da comunhão.
De registar ainda, a entrega da Bíblia a uma família da comunidade, concretamente à família de Julieta Monteiro. A dinâmica da Bíblia na família já não é novidade, dentro do que tem sido as visitas pastorais às comunidades do arciprestado de Braga. Por isso, D. António Couto entregou em mão a Bíblia àquela família que agora, semana a semana, vai percorrer as casas dos cristãos de Lomar. A família de Brígida Correia é a próxima a receber, na Eucaristia dominical, a Bíblia.

Visita pastoral traz
novo alento à comunidade
No final da Eucaristia, o padre Adérito Ribeiro fez um balanço positivo da visita pastoral à paróquia de Lomar. Em concreto, «ficam desta visita as palavras cheias de sabedoria que D. António Couto proferiu», afirmou o pároco, que ressaltou o envolvimento de toda a comunidade nos dias da visita.
«O Bispo Auxiliar trouxe – afirmou o sacerdote – alegria, sinceridade e verdade na mensagem que comunicou e, por isso, estamos todos agradecidos».
Sobre a paróquia, o sacerdote fez saber que há o interesse de se construir um edifício destinado aos movimentos. Para isso, já existe terreno e projecto e, como tal, essa obra pode arrancar logo que existam as condições mínimas.
A paróquia de Lomar tem cerca de oito mil habitantes e uma geografia difícil: «tem quatro quilómetros de cumprimento e menos de um de largura», afirmou o pároco. Além disso, tem duas partes distintas: uma mais urbana e encostada à cidade e outra, mais rural e com outros tipo de problemas.
A visita a Lomar começou na sexta-feira com algumas visitas sectoriais. De tarde, o Bispo esteve com doentes e idosos, numa Eucaristia com a administração do Sacramento da Santa Unção. À noite, realizou-se a Assembleia Paroquial na qual marcaram presença os movimentos de apostolado e várias famílias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[A propósito da solenidade de Cristo Rei]

  “Talvez eu não me tenha explicado bem. Ou não entendestes.” Não penseis no futuro. No último dia já estará tudo decidido. Tudo se joga nes...